Categorias
Cinnecta

Solução antifraude: desenvolver ou efetuar parcerias?

Já falamos aqui, em nosso blog, sobre como a fraude é um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações. Isso porque a transformação digital não implica apenas na evolução tecnológica, nela o material humano e os processos fraudulentos também se aprimoram.   A partir desse cenário é fundamental estar atento e constantemente atualizado para mitigar as fraudes e suas consequências, ou seja, é preciso ter uma boa solução antifraude.

Fraude de identidade: o que é e como ela afeta seu negócio.

Mas como fazer isso? Essa é uma dúvida comum das grandes organizações, se é mais assertivo desenvolver internamente a solução ou efetuar parceria com empresas especialistas.

A solução antifraude

Quando se trata da preservação da identidade dos usuários, o big data e o machine learning são excelentes aliados no combate à fraude. Ambos contribuem com o discernimento dos eventos fraudulentos, bem como na prevenção dos prejuízos causados por eles. Através desses dois recursos é possível viabilizar uma solução antifraude familiarizada ao seu modelo de negócio, que capta os dados relevantes do usuário, estabelece padrões e identifica eventuais problemas no comportamento do seu cliente. 

Organizar um processo antifraude requer além do conhecimento das tecnologias, o acompanhamento e suporte a partir do que há de mais avançado no mercado somado à uma equipe de especialistas. Então, vamos discorrer sobre uma dúvida recorrente: desenvolver ou efetuar parcerias para obter uma solução antifraude?

Comprar ou desenvolver uma solução? 

Fraudadores têm diversos recursos para obter e utilizar as informações de seus clientes. E, é por meio da identificação comportamental do usuário – extraída dos dados e do filtro obtido pelo machine learning – que alguns desvios e, indicadores de fraude são detectados.

parceria na solução antifraude
fonte: unsplash

Podemos citar, dentre os muitos fatores que apontam fraude, as incoerências de:  geolocalização, tempo de deslocamento, tipo de aparelho, aplicativos maliciosos, operadora utilizada e até a conexão wi-fi. Uma boa avaliação das regras e comportamentos habituais do seu cliente contribuiu imensamente na prevenção de fraudes. 

Vale destacar que os parâmetros demarcados por uma solução antifraude não devem ser engessados, isso quer dizer que eles podem e precisam sofrer variação para cada modelo de negócio. O critério vai de encontro com fatores como perfil do usuário e hábitos, por exemplo. A análise de um grupo de viajantes difere de um grupo que não têm esse hábito no seu contexto. 

Quando se trata de soluções antifraude, a customização de parâmetros por negócio é fundamental!

Quero desenvolver uma solução de fraude:

Se você cogita essa opção para sua empresa, existe uma série de perguntas que precisam ser respondidas. A primeira delas é: sua organização depende de análises preditivas de fraude? Se você está aqui, a resposta provavelmente é sim. Mas é importante ressaltar que precisar não implica na necessidade de desenvolver uma solução internamente.

Para implantar essa solução é necessário considerar a disponibilidade de material humano, tecnológico e volume de dados suficientes para começar. Detectar fraude é o core business do seu negócio? 

Além disso, é preciso refletir se no mercado essa atuação será um diferencial competitivo. Caso esse aspecto não te torne um player distinto, vale a pena focar na especialidade da sua empresa. 

Quero ter um parceiro na solução antifraude

O investimento em soluções de fraude permite uma análise profunda, fomenta a otimização da IA da sua empresa e diminui os prejuízos gerados pelos golpes. Cerca de mais de 200 tipos de fraude estão relacionados a elaboração ou roubo de identidade e conforme enuncia a Communications Fraud Control Association (CFCA) esse tipo de violação é uma das que mais ocorre no setor. Diante desse conhecimento, é preciso pesquisar bem na hora de comprar uma solução de fraude. Seguem algumas dicas na hora de escolher a solução ideal:

Priorize uma solução que trate os dados de modo seguro.

Ter uma transação de dados que seja coerente com a LGPD e que preze pela integridade do seu cliente é outro  fator determinante na hora de obter uma solução antifraude. Isso porque segurança e transparência são pontos altos na fidelização dos clientes, o que torna a criptografia de dados um fator essencial, principalmente, quando se trata de dados sensíveis. 

Escolha uma solução antifraude de monitoramento e otimização constante.

Já citamos aqui a fundamentalidade da personalização para a segurança do seu negócio e que a assertividade da detecção está na combinação dos eventos relacionados com o perfil do seu cliente. Dessa forma,  é importante obter dados em tempo real, pois a máquina aprende e filtra os eventos conforme os insumos que lhe são fornecidos. Fato que nos leva para a próxima dica.

Já a terceira e última dica é:

Quanto mais “inteligente” a máquina, mais rápida é a identificação da fraude. 

Mencionamos também que o big data e o machine learning são agentes importantíssimos na identificação de fraudes e, é por meio da aprendizagem que é possível uma leitura cada vez mais rápida e, consequentemente, mais assertiva. Ser efetivo quando de trata da identificação de fraudes é primordial, pois a identificação de um falso-positivo pode trazer desgastes na relação com seu público.

Fraud Detection

A Cinnecta dispõe de diversas soluções para aprimorar sua relação com seu público, e o Cinnecta Fraud Detection é uma delas. Atuando conforme os parâmetros da LGPD, desde a concepção do produto, e fazendo o uso de criptografia de dados, nossa solução oferece uma série de parâmetros para mapear fraude de acordo com seu modelo de negócio. Com o objetivo apontar os eventos fraudulentos com rapidez e precisão, analisamos e oferecemos resultados em tempo real a fim de permitir a elaboração de ações imediatas. 

Fonte de dados relevantes, segurança, core do seu negócio e um time especializado são fatores fundamentais nessa tomada de decisão. 

Conheça mais sobre nossas soluções clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *