Além da comodidade oferecida pelo mobile, os consumidores buscam segurança
Resumo do post:
- os consumidores buscam segurança nas operações financeiras realizadas no dispositivo móvel
- o número de transações financeiras via mobile banking cresceu cerca de 50% de 2017 para 2018 e o Brasil é o 4º maior mercado de apps do mundo
- a tecnologia é uma importante aliada no combate à fraude: inteligência artificial e análise da dados.
Comodidade, praticidade, informação e diversão. Tudo na palma na mão dos consumidores. O mundo está mobile. Depois que os smartphones ganharam importância e relevância no dia a dia dos brasileiros, tornou-se frequente novos lançamentos e atualizações nesse mercado.
Para se ter uma ideia, o Brasil é o 4º maior mercado de apps do mundo, segundo pesquisa apresentada pela APP Annie Forecast 2016-2021. Além das facilidades permitidas pelo aparelho móvel, os consumidores buscam também por segurança. E muitas vezes, quando pensamos no mobile, dificilmente lembramos das fraudes.
O mercado financeiro acompanhou essa transformação digital e assim houve um grande crescimento do mobile banking no Brasil. O gráfico abaixo apresenta uma comparação entre o uso de banco pelo celular em comparação com outros tipos de acesso como internet banking, ATM e agências bancárias.
Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019
Para exemplificar a velocidade de crescimento do mobile banking, o número de transações por meio desse canal em 2018 foi praticamente o dobro da realizada em 2016. O total foi de 31,8 bilhões contra os 18,6 bilhões registrados em 2016.
A comodidade de efetuar as operações por um dispositivo na palma da mão explica esse avanço. Além da praticidade e da busca por melhores experiências, os consumidores buscam segurança.
E com o aumento das transações no mobile, aumentam também o número de fraudes e as formas como elas são realizadas.
Como a tecnologia ajuda na segurança do usuário?
Hoje em dia a tecnologia já te possibilita, em tempo real, avaliar a identidade do cliente e prevenir a fraude. A Inteligência Artificial, análise de dados e estudo do comportamento do consumidor são fatores fundamentais nesse processo e que ajudam a garantir a segurança das partes envolvidas em todas as operações financeiras.
Para otimizar custos, tempo e prezar pela reputação é importante que as instituições financeiras fiquem sempre atentas as soluções tecnológicas para lidar com essas ameaças.