segmentação como ferramenta de fidelização

Segmentação é a chave para a fidelizar

Ter uma boa e estreita relação com os clientes pressupõe confiança, satisfação e conhecimento. Por isso, acreditamos que a segmentação é a chave para a fidelizar. 

O que instiga questionamentos como: quais são as vantagens de uma análise segmentada? Como construir as melhores estratégias de marketing a partir dessas informações? Em que medida isso contribui para o negócio? 

Neste blog post você entenderá o porque essa associação é positiva.   

Satisfação x Fidelização

As relações de consumo estão cada vez mais humanizadas. E, assim como a fidelidade está atrelada a quem nos conhece bem e a quem confiamos, clientes também se fidelizam a marcas que transmitem essa mesma credibilidade. 

Embora o indicador de satisfação com o produto ou serviço ofertado por um negócio seja alto, isso não quer dizer que há muitos clientes fiéis. Pois fidelização é diferente de satisfação – ainda que estejam relacionadas e que permitam a estruturação de ajustes e estratégias. Entenda:

Satisfação

Esse fator reflete as percepções do cliente de acordo com variáveis como produto, atendimento e expectativas. Ou seja, se a empresa promete um suporte impecável, mas durante a resolução do problema, por exemplo, oferta um SAC pouco proativo, isso impactará na satisfação do cliente. 

Fidelização

Além de afetar a satisfação, o atendimento ruim, exemplificado anteriormente, reduz drasticamente as chances de fidelizar. Porque cliente fiel, é cliente satisfeito. Então, o segredo para ter um público que consome constantemente e propaga sua marca é o encantamento e engajamento. 

Ação que exige um bom e contínuo relacionamento, em que o somatório das expectativas é cumprido com excelência. Fidelizar é uma troca de confiança que começa desde o primeiro contato, em que os consumidores fornecem suas informações em troca de algum benefício. Portanto, deve-se sempre entregar valor.

Por que investir na segmentação para fidelização?

Estudos apontam que o aumento da retenção de clientes em 5% pode elevar a lucratividade em até 95%. Números que saltam aos olhos e que evidenciam que ter um consumidor recorrente coopera muito com o crescimento da empresa.

Além do aumento nos lucros, um cliente que foi conquistado pela marca sempre retorna e, por vezes, indica o produto ou serviço para outras pessoas de forma espontânea. Isso porque o atendimento de excelência e a boa experiência permite que a empresa tenha promotores. 

Outro ganho trazido pela fidelização é a possibilidade de ter maior previsibilidade na receita e a ampliação do ticket médio, uma vez que sabemos que vender para um cliente novo é mais caro que para um frequente.  

Mas como a segmentação é um caminho para essas vantagens?

Eficácia empresarial e dados na segmentação 

As organizações utilizam a inteligência de dados e a segmentação promovida por ela para aprender mais sobre o comportamento dos clientes. Conhecimento que é fundamental para sair da superficialidade e para oferecer insights valiosos para novos produtos, estratégias ou campanhas.

Entendemos que um dos principais desafios do setor de marketing de uma empresa é conciliar integralmente assertividade, relevância e expectativas dos clientes. Por isso, ter uma solução que oferece informações segmentadas do público conforme os hábitos, geolocalização, renda presumida, entre outros, é uma excelente alternativa para alcançar a desejada fidelização. 

Em somatória com entendimento dos públicos na precisão das ações publicitárias, segmentar permite também fazer análises preditivas e prescritivas. Inclusive quando se trata dos índices das taxas de cancelamento. Ao perceber, a partir dos dados, os indicadores de um possível rompimento de laços com a marca é possível otimizar as ações de retenção, por exemplo. 

Com dados precisos e característicos de um determinado mercado e público você consegue compreender, agir, monitorar, promover melhorias e fidelizar mais clientes.

Quais são os resultados alcançados com uma segmentação bem realizada?

O segredo para fidelizar está em transformar informação em conhecimento para criar ações centradas no consumidor.

Com uma segmentação bem feita e o consequente conhecimento profundo dos clientes, sabe-se quem ele é, quais suas preferências, qual o melhor canal para interagir. E mais, observa-se qual é o momento ideal para apresentar o produto e fechar negócio. 

A setorização conferida pelos dados auxilia na antecipação de necessidades e acarreta na maior transparência e agilidade no atendimento. Também cria um sentimento de empatia e confiança, primordial em relações longas e fiéis.

Um ponto muito importante para destacar é que segmentar proporciona o equilíbrio entre riscos e oportunidades. Pois, saber como, onde e quando agir ajuda a concentrar o investimento de energia e financeiro na hora e momento certos.

Melhore seus resultados com segmentação

Com o presente artigo, ficam nítidos os pontos positivos de segmentar para aumentar a fidelização. Associação que perpassa desde a precisão estratégica até a elaboração de métricas de acompanhamento. O que torna essencial o uso de recursos que utilizem dados robustos e constantemente atualizados. 

Conhecer melhor o público e ter uma comunicação mais assertiva impulsionam um modelo de negócio cada vez mais escalável

Diante desses pontos, nós podemos te ajudar a oferecer mais conveniência, comodidade e valor aos clientes e, dessa forma, auxiliar no aumento da performance de sua empresa.

Para saber mais, entre em contato como nosso time em cinnecta@cinnecta.com 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *