Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv

A segmentação de clientes por demografia, comportamento e localização como ferramenta para impulsionar indicadores de negócio

Uma boa segmentação de clientes e um bom entendimento dos seus perfis de comportamento fazem parte do principal ponto de partida para definições de estratégias de marketing e de negócio. Qual a probabilidade de churn? Onde existem oportunidades de cross sell e up sell?

A segmentação permite que você compreenda hábitos, locais visitados, perfil e torne a sua interação mais significativa e o seu relacionamento com seus clientes mais personalizado. Além disso, somada ao histórico de comportamento, a segmentação é uma excelente estratégia para fornecer previsibilidade e recomendações de ações futuras.

Dessa forma, a segmentação de clientes pode parecer simples, mas demanda a combinação de diferentes fontes de dados com histórico transacional do cliente e, a partir disso, é possível transformar as informações em recomendações de ações na agilidade que o negócio necessita.

Entender perfis que interagem de maneira diferente com seu produto ou serviço e integrar essas interações com os dados regionais, de renda e individuais do cliente para encontrar grupos que têm maior adesão a um determinado tipo de comunicação são etapas que fazem parte de uma boa estratégia de segmentação de clientes.

No presente artigo, vamos abordar:

  • Segmentação por localização
  • Segmentação por demografia
  • Segmentação por comportamento

Segmentação de clientes por localização

Atualmente, estão disponíveis – mediante consentimento – informações sobre deslocamento, localização em tempo real e comportamento geolocalizado.

A partir de algoritmos de segmentação de clientes, clusterização e entendimento do comportamento do consumidor, é possível identificar padrões e hábitos e, assim, predizer determinadas ações ou preferências de determinado consumidor.  No contexto da pandemia, por exemplo, é possível compreender quais clientes passaram a flexibilizar as saídas e quais seguem mais reclusos e só frequentam locais específicos. 

Este tipo de análise, integrada a outras fontes de dados, pode trazer ativos importantes para a segmentação completa e o entendimento aprofundado do comportamento do consumidor. Além disso, pode segmentar os perfis dos consumidores que circulam em determinado local e diferenciar as características dos públicos que o frequentam em diferentes horários ou dias da semana.   

Segmentação por demografia

Os fatores demográficos são alguns dos primeiros considerados para a segmentação de anúncios dentro de mecanismos como o Google Ads, por exemplo. No entanto, sozinhos, recortes como classe social, estado, região e faixa etária não conseguem compor todo o perfil de comportamento do cliente. 

A partir da segmentação por demografia, é possível compreender que clientes com históricos transacionais semelhantes possuem suas particularidades e não necessariamente podem ser enquadrados no mesmo perfil. 

Na análise abaixo, por exemplo, observa-se que, mesmo com históricos idênticos, os dois clientes podem ter potenciais de compra diferentes e estão inseridos em contextos geográficos, climáticos e sociais distintos. Portanto, identificar estas particularidades auxilia a direcionar ações estratégicas e estabelecer relações mais conectadas com a realidade de cada usuário.  

Segmentação de clientes por localização, demografia e comportamento

Mesmo assim, a adição de outros componentes como a digitalização, índice de mobilidade, bancarização e utilização de serviços específicos são essenciais para uma visão demográfica mais completa, a qual permitirá uma melhor diferenciação dos perfis de clientes e definição das próximas melhores estratégias que irão impactar no crescimento do seu negócio.

Segmentação por comportamento

A segmentação por comportamento permite que você identifique interesses, preferências e hábitos dos usuários para prever ações e desenvolver estratégias que se comunicam com a pessoa certa e no momento mais adequado para a conversão ou a retenção do cliente.

Existem clientes propensos a adquirir diferentes produtos ou serviços que você oferece. Além disso, existem também clientes com graus distintos de digitalização ou com preferências diferentes em termos de percepção de preço e valor. 

Com uma boa segmentação, que considera o comportamento do cliente como ponto de partida e agrega outras fontes de dados, é possível direcionar o processo de vendas e as interações de forma assertiva, a partir do perfil de cada um desses clientes.

Hipersegmentação em micro-clusters

Na hipersegmentação em micro-clusters, todos os fatores descritos acima são considerados, assim como o histórico dos clientes. A partir da identificação do perfil de cada indivíduo, são criados pequenos grupos, ou seja, micro-clusters, que reúnem clientes com características semelhantes. 

Ao entender o comportamento de cada micro-cluster, é possível observar as tendências daquele tipo de indivíduo ao longo do seu ciclo de vida como cliente. Isso é a base para o cálculo do potencial de geração de valor e para a identificação de oportunidades de upsell e cross-sell ou mesmo de riscos de churn, o que te leva às melhores estratégias de fidelização. 

Saiba como identificar os clientes com maior potencial de geração de valor

A segmentação de clientes como ferramenta para a fidelização 

Ao conhecer e explorar o perfil que se relaciona com a sua marca, a satisfação e uma relação duradoura são aspectos que se estabelecem. Dessa forma, a adoção da segmentação de clientes traz inúmeros benefícios para as empresas, principalmente para as áreas de negócio.

O conhecimento do perfil do consumidor contribui na entrega assertiva ao cliente. A comunicação personalizada, por meio da utilização de canais aderentes à realidade do cliente e que indica produtos ou serviços que refletem a necessidade do público – são atributos que geram confiança e vínculo entre cliente e marca. Dessa forma, a fidelização acontece de maneira genuína e estratégica.

Soluções de segmentação por meio da inteligência de dados

Uma boa segmentação auxilia na recomendação de ações personalizadas para melhorar indicadores como o LTV, ao direcionar a melhor forma de aproveitar as oportunidades de upsell e cross-sell, ao mesmo tempo em que previne e reduz o churn – tudo isso na agilidade que o mercado exige.

A Cinnecta, na constante busca por entregar melhores resultados para os clientes, desenvolveu essa metodologia única e inovadora , que tem como base a hipersegmentação em micro-clusters e entrega recomendação de ações estratégicas para rentabilização e fidelização.

Converse com um especialista sobre como aplicar a metodologia na sua empresa aqui e leia outros conteúdos que vão te ajudar a maximizar os seus resultados:

Dê o primeiro passo rumo à melhor aplicação da inteligência de dados de clientes aqui. 

Confira outros conteúdos sobre segmentação e inteligência de dados:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.