segmentação de clientes

Crie uma estratégia assertiva de segmentação de clientes

Compreenda a sua audiência e melhore os seus resultados por meio da segmentação de clientes.

Construir um relacionamento sólido com o seu cliente requer maior entendimento das suas novas prioridades. Nesse sentido, torná-lo fiel envolve conhecimento e boa relação entre consumidor e marca.

Manter os clientes engajados pressupõe a adoção da segmentação por inteligência de dados. Tal estratégia entrega insights com precisão, com isso, questões como essas são naturalmente sanadas: Como entregar valor ao cliente perante as novas prioridades? Como está a nossa adaptação nessa nova jornada de consumo? 

Confira neste blog post a relação entre segmentação de clientes e fidelização.

A importância dos dados para a segmentação de clientes

De antemão, podemos ressaltar que ao conhecer o perfil que se relaciona com a sua marca, transparência, satisfação e uma relação duradoura são aspectos que se estabelecem. Dessa forma, a adoção da segmentação de clientes retorna resultados positivos aos setores de marketing e vendas.

Os dados possibilitam estudos complexos do contexto e oferecem otimização de esforços durante o processo de segmentação. 

Da mesma forma, outro ponto necessário é a previsibilidade, escalabilidade e velocidade em que as análises de dados são tidas ao examinar o grande volume de informações de forma assertiva.

Segundo o Instituto Gartner, é plausível que neste ano, haja um total de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Isso traduz cerca de 2,2 milhões de terabytes de novos dados gerados diariamente. E, dado o volume de informações praticadas dia a dia, conforme uma pesquisa realizada com várias empresas do mundo, 45% dos entrevistados possuem dificuldade em gerenciar os dados de maneira produtiva.

Ou seja, não basta apenas conhecer o perfil do cliente por meio de achismos, sem estudos com o olhar acurado – a análise de dados é essencial para a  identificação de padrões e tendências. É preciso transformá-los em estratégias e resultados.

Ou seja, saber gerir os dados com precisão e extrair os principais insights que eles nos oferecem é um desafio e tanto.

O processo para a segmentação de clientes

Entende-se a segmentação como processo de diferentes recortes de análises. Bem como o foco para comportamento, localização e demografia.

Na perspectiva do comportamento, o entendimento das preferências do consumidor pode ser visualizado por meio dos estudos das necessidades, dores dos clientes, quais são os medos e desejos. Ou seja, um panorama de quais são as novas preferências, sonhos e preocupação dos clientes no contexto atual.

Já na segmentação demográfica, as pesquisas são tidas a partir do viés de dados populacionais – idade, gênero  e renda são algumas destas informações. Dessa maneira, a distinção dos perfis de diferentes dados demográficos é essencialmente importante para o resultado final da análise.

Atentar-se à esse ponto é permitir reconhecer a variação das necessidades dos públicos. Uma pessoa com os seus 20 anos possui gostos, planos de vida e dores totalmente diferentes daquele perfil de 60 anos. Essas pessoas se comportam de modos distintos e consomem diferentes produtos.

A segmentação por geobehavior é o terceiro foco de pesquisa dos hábitos dos clientes. Assim, entender o seu público por meio da geolocalização é compreender os locais mais frequentados, áreas de maior trânsito e taxa de deslocamento, identificar a natureza da localização e a partir dessas informações, traçar um perfil baseado nas preferências do consumidor. 

Com as informações consolidadas, é possível combiná-las e compreender o perfil de determinado público, bem como: seus hábitos, desejos, regiões que residem e características de padrões observados na amostra em estudo.

O conhecimento do perfil do consumidor contribui na entrega assertiva ao cliente. Comunicação personalizada, produtos ou serviços que refletem a necessidade do público e a utilização de canais aderentes à sua realidade – atributos que geram confiança e vínculo entre cliente e marca. A fidelização acontece de maneira genuína e estratégica.

A importância de segmentar para fidelizar os clientes

Você sabe quais são as principais tendências de mercado e quais são os novos hábitos de consumo do seu cliente? 

A segmentação atua como principal estratégia de entendimento dessas novas práticas, ela permite uma visão macro das principais preferências do consumidor. 

A fidelização é um processo constante na construção de elementos que geram encantamento e satisfação do cliente com a marca.

Contudo, não se deve entender satisfação como sinônimo de fidelização. A relação entre os termos se complementam mas carece atenção ao adotar estratégias direcionadas que fortalecem cada uma das etapas. Recentemente abordamos o comparativo entre os termos em nosso blog post: Segmentação é a chave para a fidelizar

Diante disso, os ganhos da organização pela preferência do consumidor são inúmeros. Dentre eles, pode-se destacar: redução de custos no investimento de captação de novos clientes, retenção, recomendações dos produtos/serviços pelos consumidores fiéis, lucratividade e formação de uma imagem sólida no mercado.

Saiba com o Lookalike pode ser estratégico para a segmentação

Para deixar a estratégia de segmentação ainda mais assertiva, a extensão por lookalike é uma opção.

Este tipo de segmentação permite um panorama maior da audiência. Por meio de dados estratégicos é possível alcançar públicos com perfis semelhantes aos dos consumidores da sua marca – mesmo que estas pessoas ainda não tenham tido contato direto com os seus produtos ou serviços.

A dinâmica desta extensão de segmentação é eficaz e interessante ao atuar no alcance de potenciais clientes que possuam características e comportamentos parecidos com os dos seus públicos consumidores. 

Dessa forma, os resultados são ainda mais interessantes: expansão do perfil da persona do negócio e maior alcance para aqueles que possuem interesse em fechar negócio.

Melhores resultados por meio da inteligência de dados

Em suma, a segmentação de clientes é uma estratégia que cria vantagens competitivas, torna o direcionamento das ações da marca mais assertivas para o público e oferece um panorama mais claro sobre o perfil consumidor.

Utilizando a inteligência de dados como grande aliada, eficiência, agilidade e otimização são vantagens claras quando em comparação ao modo  tradicional de segmentar. Os dados oferecem insights que, de fato, entregam as principais preferências do cliente.

O mercado é volátil. Entender e se adaptar à essas mudanças na medida em que ele se transforma é totalmente necessário para que esforços sejam ainda mais assertivos. Aqui na Cinnecta temos a solução de segmentação que te possibilita conhecer a sua audiência e entregar valor de maneira personalizada. Acesse o nosso site e entenda como a inteligência de dados pode facilitar a sua tomada de decisão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *