Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
ilustração com duas telas representando gráficos

Entenda como a predição e a recomendação de ações podem alavancar os resultados da sua empresa

Seja nas redes sociais, seja em sites de compras, qualquer pessoa já se deparou com produtos ou conteúdos nomeados como “recomendados para você”. Mas, de onde vem essas recomendações, afinal? Isso tem a ver com o processo de predição e recomendação, que é fundamental para uma tomada de decisão assertiva e, claro, resultados mais positivos para as empresas.

No artigo abaixo, vamos explicar como funciona esse processo e te ajudar a entender de que maneira ele pode mudar o jogo para sua empresa. Aqui, falaremos sobre:

  • O que significa predição?
  • Por que a predição tem se tornado essencial para o marketing?
  • Qual a relação entre predição e recomendação?

Confira!

O que significa predição?

Semanticamente, predição significa o ato de afirmar o que vai acontecer no futuro. No mundo dos negócios, isso tem a ver com se apropriar da inteligência de dados para visualizar cenários que podem acontecer, com base na avaliação e na interpretação de informações coletadas previamente.

A análise preditiva é, na verdade, uma metodologia que existe há décadas, mas que ganha cada vez mais importância e visibilidade com o passar dos anos. E isso se deve, principalmente, ao fato de que empresas têm tido mais acesso a dados dos consumidores.

A predição, portanto, passa a ser de muito valor para as companhias, que precisam manipular essa massa de dados para tomar decisões mais efetivas e que, de fato, contribuam para resultados positivos para o negócio.

Por que a predição tem se tornado essencial para o marketing?

A predição tem ganhado tanta relevância no mundo dos negócios que, já há alguns anos, ela deixou de ser interesse e responsabilidade apenas dos profissionais de dados e da alta liderança de uma empresa. Ela passou a ser também de grande importância para o setor de marketing.

Isso porque esse processo é capaz de prever tendências e indicar comportamentos que estão por vir, o que contribui para que a empresa tome decisões mais assertivas no que diz respeito aos interesses e necessidades dos consumidores. 

E como você deve saber, entender os interesses e as necessidades dos consumidores é a chave para ter maior rentabilidade. Esse entendimento, por sua vez, possibilita que o time de marketing crie estratégias mais precisas e, com isso, gere mais oportunidades de vendas.

Já existe, inclusive, um desdobramento da análise preditiva especificamente para o setor de marketing: o chamado marketing preditivo. Uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Everstring mostrou que 91% dos profissionais de marketing estão comprometidos com o marketing preditivo ou planejam implementar a metodologia.

Mas, como exatamente a predição e o marketing preditivo poderiam impulsionar o seu negócio? Para entender isso, é preciso passar pela relação entre esses conceitos e a recomendação de produtos.

Qual a relação entre predição e recomendação?

Os produtos e conteúdos que aparecem nas redes sociais e em sites de compras descritos como “recomendados para você”, como mencionamos no início deste artigo, têm uma coisa em comum: eles certamente são frutos de um processo de predição. Os algoritmos das redes sociais, por exemplo, trabalham sustentados pelo modelos preditivos que geram dados a partir da análise do comportamento dos consumidores.

É fácil entender por que um consumidor é fortemente impactado por anúncios de tênis, após pesquisar pelo produto em sites de compra. Mas por que uma determinada plataforma recomenda que uma pessoa siga um perfil relacionado à vida saudável, por exemplo, mesmo que ela não tenha nenhum comportamento de compra óbvio nesse sentido?

Isso acontece porque uma análise preditiva vai além dos comportamentos de compra e alcança dados relacionados a hábitos gerais. Os posts com os quais uma pessoa engaja, os demais perfis que segue, os sites que visita, os horários que costuma acessar a internet. Todas essas informações compõem o conjunto de dados que são levados em conta em um processo de predição.

Como a predição pode tornar a recomendação de produtos mais assertiva?

A análise de dados envolvida em um processo de predição possibilita o entendimento sobre o comportamento geral dos consumidores. Por isso, é possível afirmar que o modelo preditivo promove algo de extremo valor no que diz respeito ao relacionamento com os clientes: a personalização.

Ao entender os interesses dos consumidores e ter acesso às necessidades deles a cada momento, as empresas conseguem fazer recomendações mais assertivas que, de fato, vão ao encontro do que o cliente busca. 

Ou seja, aquele sonho que parecia distante de encontrar o cliente certo, no momento certo, com o produto certo é o que a predição pode fazer para que sua empresa torne esse cenário uma realidade. 

No fim do dia, é isso que vai te ajudar a vender mais e, consequentemente, a aumentar sua receita. Sem dúvidas, a satisfação do seu cliente é mais um benefício alcançado a partir desse processo.

Um sistema de recomendações de produto bastante conhecido no mercado é o da Netflix, que recomenda filmes e séries de forma personalizada para cada cliente, com base no comportamento do usuário na plataforma e dos interesses identificados. A empresa ter tido um lucro de mais de US$ 1 bilhão somente no segundo trimestre deste ano diz muito sobre a eficácia desse sistema, não é mesmo?

Entenda como a plataforma da Cinnecta entrega o melhor modelo de predição e recomendação

Não se preocupe se o sistema de recomendações da Netflix está distante do que a sua empresa consegue organizar para implementar com agilidade. A Cinnecta existe para ajudar sua empresa a tomar melhores decisões a partir da inteligência de dados e da análise do comportamento do seu cliente.

As soluções oferecidas pela Cinnecta contribuem para alavancar os resultados do seu negócio e garantir que a sua empresa gere valor em todas as etapas do ciclo de vida do cliente. A plataforma cinnecta ltv, por exemplo, atua no impulsionamento do ticket médio e do tempo de vida do cliente na sua base, ao recomendar ações segmentadas de rentabilização e fidelização no momento certo para a conversão.

E sabe como a Cinnecta ajuda sua empresa a alcançar esses resultados? Através de uma metodologia única no mercado que utiliza um ótimo modelo inovador de predição.

Organização de dados

Por meio das soluções da Cinnecta, sua empresa será capaz de coletar milhões de eventos por minuto, em diversas fontes de dados. Mas a solução vai muito além disso. Gerar uma quantidade enorme de dados pode ser um trabalho perdido se você não souber o que fazer com eles.

É por isso que a Cinnecta atua na organização dos dados, no processamento e na análise de de diferentes fontes, com o objetivo de identificar padrões de comportamento e descobrir correlações que gerem insights relevantes e inteligência para o seu negócio.

Segmentação de clientes

Uma possibilidade valiosa alcançada a partir desse trabalho de organização dos dados é a otimização do processo de segmentação de clientes. Com a plataforma da Cinnecta, sua empresa será capaz de agregar diferentes fontes de dados – como demográficos, transacionais, geográficos e comportamentais – para classificar os perfis dos seus clientes em micro-clusters e indicar ações personalizadas para cada usuário.

O resultado desse processo, conhecido como hipersegmentação de clientes, traz o impulsionamento da conversão das suas campanhas de marketing. Ou seja, mais vendas e mais receita!

Antecipação de tendências

Todo o trabalho da Cinnecta tem como base tecnologias avançadas como Machine Learning, por exemplo. Isso significa que a plataforma utiliza dados para alimentar modelos de aprendizado de máquina e assim descobrir os padrões de comportamento e prever a ocorrência de eventos futuros.

Por isso, atuar em parceria com a Cinnecta faz com que sua empresa esteja à frente no que diz respeito à antecipação de tendências, uma vez que os insights gerados a partir dos dados coletados serão capazes de te dizer quais serão os possíveis comportamentos e interesses futuros do seu cliente.

Recomendações assertivas

E sabe qual é o resultado da combinação entre a organização de dados, segmentação de clientes e a antecipação de tendências? Recomendações assertivas para o seu cliente! Com comportamentos e interesses mapeados, a plataforma recomenda para você, por exemplo, quais os melhores produtos para oferecer, de acordo com o perfil, o que aumenta de forma significativa a conversão das suas campanhas.

Esse trabalho também vai permitir que você identifique exatamente quais são os perfis de clientes com maior potencial de geração de valor, o que contribui para que sua empresa possa empenhar esforços na direção certa. No fim do dia, isso resulta em mais vendas, mais receitas, menos churn e uma experiência muito melhor para o seu cliente!

Quer conhecer mais sobre a plataforma? Agende agora mesmo uma conversa com nossos consultores.

Conclusão

Como você deve ter percebido, a predição e a recomendação de ações são fundamentais para alavancar os resultados da sua empresa. São esses processos que vão te permitir oferecer o produto certo para o seu cliente, no momento em que ele precisar.

A comunicação de massa é coisa fora de moda. A tendência agora é oferecer uma experiência personalizada, com base em dados coletados de maneira segura, escalável e eficiente. O que você quer para sua empresa: adotar padrões antigos ou inovar nos processos para alcançar a satisfação do seu público e melhores resultados em rentabilidade?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email