interesse em serviços para pets cresce 104,1 no Brasil

Mercado Pet: categoria cresce 104,1% no Brasil

O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial como o país com maior população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). Além disso, o mercado pet se expandiu em 2020 e fechou o ano com quase R$ 40 bilhões de faturamento.

Ademais, o varejo como um todo percebeu transformações na pandemia, novos hábitos foram criados e o segmento de animais de estimação viu de perto essa evolução. O incremento do setor tende a manter a expansão – as projeções indicam que pode crescer 42,7% até 2025.

Dessa forma, para compreender um pouco mais sobre o comportamento, os hábitos, as regiões, os estados e capitais com maior interesse nesse nicho que apresentam novas oportunidades de negócio, os nossos especialistas realizaram estudos que trouxeram dados interessantes:

De fevereiro de 2020 a junho de 2021 o interesse em pets no Brasil teve um incremento de 104,1%.

As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sozinhas, extrapolaram o índice do Brasil. Na primeira região, por exemplo, tem-se 135,3% de aumento no período. Além disso, nossos especialistas viram que:

Top 3 estados com maior crescimento no interesse em serviços para pets

Acre: 230,4%

Mato Grosso do Sul: 229,4%

Rio Grande do Norte: 197,7%

A transformação digital, também alavancada pela pandemia, impulsionou o uso do online e de aplicativos, inclusive no mercado pet. A região Norte que está entre as top 3 de oscilação positiva em interesse em pets é a região que mais evoluiu em perfil digital no Brasil durante a pandemia.

 

Fonte: Cinnecta

Como características do período, têm-se as transformações de comportamento, a necessidade de oferecer melhores experiências, produtos adequados levando em consideração as regiões de maior interesse, além claro, de estar sempre atento à volatilidade inerente ao contexto. 

Essa habilidade de se adequar ganha espaço porque, desde o início da crise, vários dos comportamentos e hábitos que foram mapeados já têm outra configuração.

As oportunidades são inúmeras, os canais digitais e serviços para animais de estimação estão cada vez mais completos e complexos e para potencializar as possibilidades e garantir melhores experiências e uma segmentação otimizada é fundamental entender sobre o comportamento, onde eles estão e preferências do cliente.

 

Fonte: Cinnecta

O Centro-Oeste é a região que apresentou maior oscilação positiva, seguida de Nordeste e Norte, respectivamente. Destaques no Centro-Oeste para cidades como Campo Grande, + 322,3% e Goiânia, +266,2%. Valores que ultrapassam o índice brasileiro e o da própria região. 

Ao direcionar o recorte para os estados, nossos especialistas observaram o interesse nesse segmento demonstrou aumentos de até 230,4% – como é o caso do Acre. Amazonas e Santa Catarina viram oscilações inferiores se comparadas com o índice brasileiro, entretanto, ainda sim, representam grandes possibilidades e reforçam como o mercado pet foi impulsionado durante a crise da Covid-19.

Outros destaques ficam por conta do Mato Grosso do Sul – com aumento de 229,4% – e do Rio Grande do Norte, com +197,7%.

É possível observar que o segmento foi potencializado, o que pode abrir novas portas no mercado de serviços relacionados à pets.

Fonte: Cinnecta

Além disso, nas capitais, os números apontam o crescimento de 182,4% em Belo Horizonte e 81,9% em São Paulo. Dados por municípios com maior concentração de interessados.

 

Fonte: Cinnecta

Inteligência de dados e comportamento dos clientes

Entender o comportamento do consumidor, a partir da inteligência de dados, e do consequente estudo desses hábitos, possibilita a personalização dos serviços e entrega maior valor aos consumidores, bem como possibilita potencializar e aproveitar os novos espaços. Assim se consegue maior assertividade e, consequentemente, o fortalecimento da conexão com seus clientes.

Ademais, os dados do mercado demonstram oportunidades que devem ser exploradas de maneira assertiva para que empresas do setor possam se adaptar às transformações e ao crescimento acelerado. A inteligência de dados e a capacidade de transformar questionamentos em respostas e estratégias de uma forma ágil, são fundamentais em contextos como esse.

Em suma, tal adaptabilidade é importante para a superação de crises, para se estabelecer em um mercado tão volátil e para saber onde, quando e como agir. Descubra como os dados podem te ajudar!

Para e entender mais sobre o comportamento do cliente neste mercado e ter acesso ao crescimento dos demais estados e municípios entre em contato com o nosso time em cinnecta@cinnecta.com

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *