Inteligência de dados no mercado financeiro

3 aplicações da inteligência de dados no mercado financeiro: como avançar nos resultados do negócio

A inteligência de dados é uma das maiores possibilidades que surgem para o mercado financeiro no contexto marcado pela transformação digital em diversas esferas. Ela utiliza dados do negócio, de forma que eles possam ser analisados para gerar insights relevantes para o planejamento de ações. 

Neste setor, o principal ativo oferecido pela inteligência de dados é a previsibilidade, que pode ser aplicada na prevenção de fraudes, na análise de crédito e na segmentação de clientes. Conhecer os usuários é importante para garantir boas experiências com segurança.

Neste texto, explicaremos como a aplicação da inteligência de dados no mercado financeiro possibilita:

  • Análise do risco de fraude
  • Inovação na análise de crédito
  • Segmentação assertiva e fidelização de clientes

Análise do risco de fraude

A fraude de identidade se desdobra no roubo e uso de informações como RG, CPF, contas bancárias e cartões de crédito para realizar ações em nome do titular desses dados. Essa violação avança na mesma medida que progridem as inovações tecnológicas trazidas pelo mobile. 

Isso ocorre porque temos mais dispositivos, mais acesso aos dados e, consequentemente, mais pontos de contato para a realização de processos fraudulentos. Dentre os tipos de fraudes mais frequentes temos a abertura de contas, a solicitação de cartões e o financiamento de produtos. 

Além dos déficits financeiros, as fraudes causam danos à imagem da organização e ao desgaste do relacionamento com os usuários, fatores que podem comprometer o seu negócio de forma significativa.

Nesse sentido, soluções de inteligência de dados são ótimas aliadas na redução desses riscos. Modelos de machine learning, por exemplo, podem identificar, em tempo real, comportamentos anormais de determinado usuário e, então, estabelecer um score de risco de fraude do acesso para, se for o caso, impedir ações que dariam origem às fraudes. 

Uma coisa é certa: os consumidores esperam acessar o aplicativo de sua empresa de forma descomplicada e segura. Ao combinar tecnologia + inteligência de dados + comportamento do consumidor você pode se preparar melhor contra esses ataques, mitigar fraudes e inclusive reduzir seus custos com segurança.

Aumente a precisão na detecção de fraude de suas transações e identifique os comportamentos e eventos fraudulentos. Analise em tempo real para que você possa tomar ações imediatas e mitigar os riscos.

Segmentação e fidelização de clientes no mercado financeiro

A segmentação permite que você compreenda hábitos, locais visitados, perfil e torne a sua interação mais significativa e o seu relacionamento com seus clientes mais personalizado. 

Existem clientes propensos a contratar diferentes produtos como seguros, empréstimos e investimentos. Ao mesmo tempo, existem clientes com graus distintos de digitalização, que vão ter preferências diferentes em termos de gratuidade ou serviços tradicionais. Com uma boa segmentação, é possível direcionar o processo de vendas e as interações de forma assertiva, a partir do perfil de cada um desses clientes.

De antemão, ressaltamos que, ao conhecer e explorar o perfil que se relaciona com a sua marca, a satisfação e uma relação duradoura são aspectos que se estabelecem. Dessa forma, a adoção da segmentação de clientes traz inúmeros benefícios às áreas de negócios, marketing e customer success e, por fim, impacta na geração de receita.

No contexto atual, as relações entre cliente e serviço estão cada vez mais humanizadas. Por isso, estratégias de fidelização podem usufruir de muitos benefícios ao terem como base a segmentação assertiva, que auxilia na construção de interações que passem segurança ao usuário.

Comunicação personalizada, serviços que refletem a necessidade do público e a utilização de canais aderentes à sua realidade são atributos que geram confiança e vínculo entre cliente e marca. A fidelização acontece de maneira genuína e estratégica.

Em suma, a segmentação de clientes é uma estratégia que cria vantagens competitivas dentro do mercado financeiro. Além disso, torna o direcionamento das ações da marca mais assertivo para o público e oferece um panorama mais claro sobre o perfil do consumidor.

Inovação na análise de crédito para o mercado financeiro

Os dados são os principais ativos quando falamos em melhorar tanto a experiência do cliente quanto a análise de crédito. Nesse sentido, é importante utilizar a tecnologia que transforma dados em inteligência para compreender o comportamento do consumidor.

A partir dessa compreensão, é possível considerar os hábitos e combinar os padrões de comportamento para enriquecer a análise de crédito e oferecer maior agilidade e precisão, ao mesmo tempo em que trabalha com menor risco. 

Dessa forma, a precisão da concessão se relaciona com o uso de soluções que são atualizadas com frequência e que se aprimoram com regularidade. Nesse sentido, o equilíbrio entre atender os públicos e minimizar os riscos está centrado no uso de dados para a identificar e combinar padrões, bem como para avaliar o contexto e aproveitar melhor as oportunidades de negócio. 

Modernize sua análise de crédito a partir de uma avaliação do perfil do cliente. Conhecer para além do histórico bancário é um fator de segurança. Considerar os hábitos e combinar os padrões de comportamento enriquece a análise de crédito e oferece maior agilidade e precisão, ao mesmo tempo em que confere menor risco.

Soluções de inteligência de dados para o mercado financeiro

Para aplicar essas estratégias de inteligência de dados no mercado financeiro, a melhor opção é contar com um time de especialistas, tecnologia de ponta e muito conhecimento técnico e de negócio. 

Nesse sentido, a Cinnecta gera valor na lacuna existente entre a quantidade de informações geradas diariamente e o que realmente te ajuda a compreender o comportamento do seu cliente e a promover experiências cada vez mais personalizadas, seguras e humanas.

Ao transformar informações em estratégias, você precisa observar além dos dados. Definir as fontes adequadas para gerar inteligência e insights aplicáveis é o que realmente vai diferenciar o seu serviço.

Transforme seus resultados a partir de uma melhor aplicação da inteligência de dados aqui. 

Confira outros conteúdos sobre inteligência de dados:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *