Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv

Menu Análises na plataforma Insights: segmentação de clientes através de comparação de perfis semelhantes

O Análises é um novo menu que está disponível na plataforma Insights para te ajudar a ter uma visão mais aprofundada sobre a sua base de clientes. Agora é possível segmentar uma base de usuários e, por meio da comparação de perfis semelhantes, identificar as tendências do cliente e as prováveis mudanças no padrão de consumo do indivíduo. 

Como funciona o menu Análises

Para criar uma análise de segmentação da sua base, é necessário importar uma planilha em formato .CSV, com a primeira coluna contendo o identificador único do usuário na base cinnecta (external_identifier) e a segunda coluna contendo a classificação desses clientes para a segmentação.

external_identifiersegmentação
b21-1db6-4b43-a3ebpremium
49c-64ce-4090-bafdpremium
d7-627e-452d-bc96platinium

Exemplo de planilha com segmentação por rentabilidade.

Tipos de classificações do cliente na plataforma

O menu possibilita diferentes tipos de análises e classificação, por exemplo:

  • Por faixa de rentabilidade: que descreve e diferencia os usuários mais rentáveis do restante da base;
  • Por produto contratado: que traça os usuários de determinado produto ou serviço e quais clientes podem estar suscetíveis a campanhas de conversão;
  • Por perfis de cancelamento: ao indicar quais são os usuários que fizeram churn recentemente, a plataforma entrega quais usuários ativos compartilham do mesmo comportamento.
  • Análise personalizada: crie sua segmentação e descubra o que seus clientes têm em comum a partir de critérios da sua escolha

Após escolher qual tipo de análise quer realizar e criar o arquivo csv com o cliente e a respectiva classificação, é só importar o arquivo para a plataforma.

A planilha de envio desses dados deve conter até 10% da base total de seus clientes. Por exemplo: se a sua empresa tem 10.000 clientes, o arquivo csv deve conter 1.000 linhas. Se você quiser uma análise com mais de 10% dos clientes da sua base, entre em contato com a Cinnecta através do e-mail suporte@cinnecta.com.

Observações

É importante se atentar à coluna de segmentação, pois caso haja algum cliente sem a identificação na coluna de segmentação, ele será descartado da análise. É importante também se atentar à quantidade de clientes contidos na segmentação escolhida para que a análise entregue dados relevantes. Outro ponto importante é que, para realizar a análise, os external_identifier precisam ser apenas de usuários android. Usuários IOS serão desconsiderados.

Caso o arquivo não contenha o limite total de 10% nas linhas de external_identifier, ele pode ser preenchido pela Cinnecta com uma amostra aleatória da sua base para comparação. Sendo assim, é criado na análise um grupo de controle com essa amostra aleatória. Basta fazer essa indicação quando importar o arquivo na própria plataforma.

Como os dados são disponibilizados na plataforma

Ao importar o arquivo CSV na opção de análise escolhida, os dados passam por validação e são agregados à inteligência e ao enriquecimento de dados da Cinnecta. Após a conclusão desse processo, as análises são disponibilizadas em um dashboard. Caso haja algum erro na importação da planilha, nossa equipe entrará em contato por e-mail. 

A validação e o enriquecimento dos dados são realizados em etapas e isso leva um tempo para que sejam concluídos. Você pode acompanhar pela página do enriquecimento e também enviaremos um e-mail quando a visualização estiver disponível.

O dashboard exibe grupos de interesses para cada cluster segmentado, informações de cada grupo para a comparação entre eles e indica quais as prováveis migrações entre perfis.

O novo menu Análises possibilita o conhecimento mais aprofundado sobre o perfil de seus clientes e gera insumos para campanhas direcionadas para cada indivíduo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email