LTV no Varejo

LTV no Varejo: como utilizar o lifetime value para melhorar seus resultados em campanhas

O LTV é uma métrica que indica o valor do ciclo de vida de um cliente.

Ou seja, quanto um mesmo usuário consome em produtos que você oferece, durante todo o tempo que é seu cliente. 

O cálculo do lifetime value (LTV) auxilia principalmente nas estratégias de aquisição, mas com a metodologia correta pode te direcionar ações para maximizar a retenção, a fidelização e o ticket médio de um cliente. 

Neste artigo, iremos abordar:

  • LTV no Varejo 
  • Cálculo básico do LTV
  • Nova metodologia para cálculo
  • Como maximizar o LTV no Varejo

O lifetime value no Varejo

O LTV está entre as métricas mais essenciais para o mercado do varejo, por ser importante para direcionar ações de aquisição de clientes, ao ser considerado para a definição do CAC (custo de aquisição de cliente) ideal e de estratégias de redução de churn. 

No entanto, esse setor possui mais particularidades a serem avaliadas no cálculo do indicador, em relação a um produto vendido por assinatura, por exemplo, em que a recorrência e o valor estão estabelecidos de antemão. 

No varejo, é preciso projetar este indicador com base nos históricos transacionais e esses dados, sozinhos, nem sempre conferem grande precisão aos cálculos. 

Entenda como obter recomendações de ações personalizadas a partir do LTV.

O cálculo básico do lifetime value

A fórmula mais básica para calcular o LTV é a seguinte:

LTV = (Valor Médio do Pedido) x (Nº Médio de Compras/Cliente) x (Tempo médio de Retenção)

Essa expressão matemática consiste no ticket médio do cliente por compra, multiplicado pela quantidade de compras realizadas por ano e pelo número de anos que é esperada a retenção do consumidor. 

Nova metodologia de cálculo do LTV

Nem todo o potencial é extraído desse indicador a partir do cálculo mais simples, baseado somente no histórico transacional. 

Diferentes fontes de dados, agregadas ao histórico do indivíduo, a uma segmentação assertiva e trabalhada por algoritmos avançados de inteligência de dados  dão origem ao LTV Potencial.

O LTV Potencial gera um novo número que tem como objetivo indicar oportunidades de maximizar o lifetime value de cada cliente. 

Assim, são criadas recomendações de ações para aumentar o LTV de cada cliente por meio de up sell, cross-sell, estratégia de precificação, recomendação de produtos/serviços e redução de churn.

Saiba como começar a aplicar a metodologia de cálculo do LTV Potencial no seu negócio.

Gráfico sobre LTV Observado e Potencial

LTV Potencial no Varejo

O setor do varejo conta com algumas possibilidades sazonais de aquecimento do mercado e pode utilizá-las de formas estratégica para cultivar o relacionamento com os clientes a longo prazo, de forma que o LTV seja maximizado devido à retenção dos clientes e ao aumento do ticket médio que ocorre em relação às outras épocas do ano. 

Nesse sentido, datas comemorativas como o Dia das Mães, o Natal e a Black Friday são momentos-chave para avaliar o sucesso das estratégias e garantir o alcance das metas para o ano. 

O lifetime value é um indicador chave de performance que demonstra a habilidade das empresas em entregar melhores experiências para seus clientes no longo prazo. Além disso, com o LTV Potencial, essas experiências podem ser ainda mais personalizadas e assertivas, de acordo com as particularidades de cada consumidor

Calcular e olhar para o LTV Potencial é avaliar antecipadamente a probabilidade de receita e longevidade que cada cliente pode trazer. 

Confira o estudo completo com análises de mercado sobre LTV Potencial e datas comemorativas.

Como aplicamos a metodologia de cálculo do LTV Potencial 

O algoritmo Cinnecta analisa o histórico transacional e financeiro de cada cliente e o compara com perfis similares, para então sugerir o potencial de LTV de cada consumidor ou grupo de consumidores. 

Tal ação não impacta somente nas estratégias de campanhas para datas sazonais, tendo em vista que a previsão de valor torna possível observar o quanto cada indivíduo pode gerar de valor no futuro a partir do histórico de comportamento e de quanto ele já gastou.

A Cinnecta, na constante busca por entregar melhores resultados para os clientes, desenvolveu uma metodologia única que contribui para a ativação e retenção de clientes a partir de recomendações nas estratégias de precificação, cross-sell, fidelização e identificação de interesse em produtos e serviços.

Leia outros conteúdos que vão te ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *