Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
O LTV como indicador preditivo

O LTV como indicador preditivo no mercado financeiro

O LTV é um importante indicador de negócio que indica o quanto o relacionamento entre empresa e cliente é saudável. Dois fatores impactam diretamente no resultado final: o ticket médio que o consumidor gera para a empresa e o tempo que ele permanece nessa relação. 

O cálculo do lifetime value auxilia principalmente nas estratégias de aquisição, mas com a metodologia correta pode te direcionar ações para maximizar a ativação de clientes, a retenção, a fidelização, o upsell e o cross sell. A chave é transformar o lifetime value em um indicador preditivo – que chamamos de LTV Potencial. 

Aqui você vai ler sobre:

  • O que é o LTV Potencial
  • Por que calcular o LTV Potencial no mercado financeiro
  • Como o LTV Potencial maximiza resultados

O LTV Potencial

Nem todo o potencial é extraído do lifetime value a partir do cálculo mais simples, baseado somente no histórico transacional. Diferentes fontes de dados, agregadas ao histórico do indivíduo, a uma segmentação assertiva e trabalhada por algoritmos avançados de inteligência de dados dão origem ao LTV Potencial.

O lifetime value é um indicador chave de performance que demonstra a habilidade das empresas em entregar melhores experiências para seus clientes no longo prazo. Além disso, com o LTV Potencial, essas experiências podem ser ainda mais personalizadas e assertivas, de acordo com as particularidades de cada consumidor.

Entenda como obter recomendações de ações personalizadas a partir do lifetime value.

Calcular e olhar para o LTV Potencial é avaliar antecipadamente a probabilidade de receita e longevidade que cada cliente pode gerar. 

Para fazer isso, entende-se os perfis que interagem de maneira diferente com seu produto ou serviço e integra-se esses pontos de relacionamento com os dados regionais, de renda e individuais do cliente para encontrar grupos que têm maior adesão a um determinado tipo de comunicação. Essas etapas fazem parte dos processos que compõem uma boa estratégia de segmentação, que torna possível identificar o lifetime value potencial e a recomendação de ações específicas para cada cliente.

Confira o estudo com análises de mercado sobre LTV Potencial e ativação de clientes no mercado financeiro.

Lifetime value potencial para o mercado financeiro

A ativação de clientes é um dos grandes desafios do mercado financeiro, com muitos players e possibilidades, estreitar a relação nos primeiros meses é fundamental. E o lifetime value é uma métrica que contribui para melhores experiências a partir do dia 01.

O LTV Potencial identifica a capacidade de cada cliente de gerar valor no futuro e assim direciona os esforços de ativação para os perfis certos. Além disso, essa métrica pode ser utilizada para entender se existe a possibilidade de oferecer outro tipo de produto ou serviço para esse consumidor, ou se esse cliente tem analisado a concorrência, por exemplo. 

Com essas definições, entende-se para quais clientes deve ser direcionado cada tipo de esforço no sentido de ativação, up sell, cross-sell, estratégia de precificação, recomendação de produtos/serviços e redução de churn.

Imagem com título "LTV Potencial na ativação de clientes" e gráfico com indicação do LTV Potencial, LTV Observado e LTV Previsto.

Conheça os indicadores LTV Potencial, LTV Previsto e LTV Observado.

A metodologia de cálculo do LTV Potencial

O algoritmo Cinnecta analisa o histórico transacional e financeiro de cada cliente e o compara com perfis similares. Na análise, são agregados dados demográficos, de comportamento e de geolocalização para então sugerir o potencial de lifetime value de cada consumidor ou grupo de consumidores. 

A Cinnecta, na constante busca por entregar melhores resultados para os clientes, desenvolveu essa metodologia única e inovadora que contribui para a ativação e retenção de clientes a partir de recomendações nas estratégias de precificação, cross-sell, fidelização e identificação de interesse em produtos e serviços.

Converse com um especialista sobre como aplicar a metodologia na sua empresa aqui e leia outros conteúdos que vão te ajudar a maximizar os seus resultados:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.