Inteligência de dados: o que é, como utilizar e quais as vantagens para as empresas

Vivemos rodeados pela inteligência de dados. Cada vez que realizamos qualquer ação em um ambiente digital, podemos gerar informações registradas de diversas formas.

Ao ver por esse lado, algumas perguntas podem ser feitas:

  • Qual a utilidade desses dados? 
  • Como aproveitar e analisar esse volume tão grande de informações? 
  • Como transformar dados em insights? 
  • Ou melhor, como transformar dados em inteligência?

Nesse texto, vamos apresentar essas respostas e te mostrar como utilizar os dados para melhorar o desempenho das suas estratégias de marketing, fidelização de clientes, segmentação de públicos, vendas, entre outras.

Para isso, é preciso entender… 

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados é o processamento de dados, de forma que eles possam ser analisados e gerar insights relevantes para o planejamento de ações futuras e para o negócio. Assim, ela auxilia na tomada de decisões mais assertivas e na previsão dos resultados das suas ações.

Fonte: The Information Factory

Esse processamento de dados é feito a partir da integração com sistemas complexos que conseguem extrair, organizar e interpretar um grande volume de informações. 

Inteligência de dados e transformação digital

A inteligência de dados é uma das maiores possibilidades que surgem no contexto marcado pela transformação digital em diversas esferas, inclusive dentro das empresas. 

A transformação digital é um conjunto de métodos de gestão que utilizam tecnologias digitais voltadas para sanar as dores dos usuários.

Esses métodos podem ser aplicados na cultura da empresa, na estruturação de um negócio, na experiência do usuário ou nos três casos juntos. Baseados em evidências, eles se referem à maneira como tomam decisões.

A atualidade impõe às empresas a criação de um senso de urgência e de adaptação às necessidades dos clientes. Portanto, é fato que essa mudança será cada vez mais importante. 

Conforme destaca o International Data Corporation (IDC), o investimento global nesta área chegará a US$ 2,3 trilhões em 2023, o que representará mais de 50% do gasto total com tecnologia da informação.

Vantagens de aplicar a inteligência de dados

Comportamento do consumidor

Dados possibilitam que empresas entendam melhor o comportamento e as demandas de seus clientes. Dessa forma, permitem que os produtos sejam posicionados de forma estratégica e competitiva em relação aos concorrentes.

Para isso, a coleta e a análise dos dados devem focar em entender as tendências de consumo dos públicos-alvo, mapear e segmentar os clientes que buscam atingir. 

Ao conduzir essa análise de forma contínua, é possível apontar as mudanças e agir com rapidez para oferecer soluções úteis que atendam às novas demandas. Assim, cria-se um ciclo contínuo de inovação e garante um bom posicionamento no mercado. 

Se a conduta e a experiência dos clientes forem levados em conta, investir em inteligência de dados pode auxiliar a criação de experiências personalizadas e a determinação de comunicações mais assertivas.

Previsibilidade

Entenda os padrões de comportamento por meio da inteligência de dados.

Assim, será possível prever ações e agir de forma antecipada na tomada de decisões. Por exemplo, é possível entender as práticas de um usuário para mapear quando ele estaria mais propenso a cancelar serviços (churn).

A partir disso, a empresa pode detectar esse padrão mais cedo, concentrar esforços para a manutenção da relação com esse cliente e garantir sua retenção. 

Por outro lado, também é possível identificar o melhor momento para fazer propostas de venda de serviços ou produtos adicionais (cross sell) ou oferecer um produto melhor do que o cliente já tem, para aumentar o ticket médio (upsell).

Dessa maneira, a inteligência de dados pode servir aos times de vendas e marketing para planejar atividades e aproveitar a predição das ações dos clientes. 

Aliada aos objetivos do negócio

Se a sua empresa tem um plano de expansão para outros municípios ou regiões, trabalhar com inteligência de dados pode te orientar na escolha de onde investir, de acordo com os hábitos das pessoas do lugar.

Com isso, é possível determinar o rumo das suas expansões de forma mais segura e compreender também como e quando realizar as ações. 

As organizações também podem se orientar por dados para atualizar os seus serviços a partir da reflexão sob outro ponto de vista. Dessa forma, irão entender como se aprimorar e gerar os melhores resultados. 

Ademais, para melhorar os processos internos, também podem utilizar dados para guiar a tomada de decisões em todos os setores e otimizar os recursos.

Desde as contratações até a identificação de chances de negócios podem ser otimizadas a partir da implementação de uma cultura data-driven. 

Inteligência de dados como aliada em momentos de crise

Tempos de crise, instabilidade e dificuldades sócio-econômicas são grandes propulsores de mudanças no mundo.

Algumas crises alteraram os sistemas econômicos e de saúde, já outras mudam a forma que lidamos com o trabalho e com as relações interpessoais. 

A pandemia da covid-19, por exemplo, criou uma realidade que não voltará a se igualar ao período pré-coronavírus. Entre as mudanças já mapeadas, temos a aceleração da transformação digital.

Nesse sentido, a inteligência de dados é aliada na superação de crises e na implementação de recursos que permitem um melhor e maior compreensão dos públicos. Quando bem analisados, auxiliam a ler o contexto e a elaborar soluções de valor.  

A inteligência de dados considera mais que a combinação de informações e abarca a ciência e o cenário que lhe é imposto. 

Para saber mais, assista ao webinar – Inteligência de Dados em Cenário de Riscos e Incertezas  com o COO da Cinnecta, o Data Science Director da Localiza, o CDO e Data Protection Officer da Digio e com a mediação de Vinícius Braz (Endeavor).

Soluções em inteligência de dados

A Cinnecta desenvolveu uma plataforma que gera uma visão completa do consumidor. Nosso objetivo é ajudar as empresas a transformarem dados em inteligência e a promover uma interação mais assertiva com o cliente. 

O ciaaS – Customer Intelligence as a Service -, soma tecnologia de ponta a um time de especialistas de alto nível.

De forma orquestrada, o ciaaS integra, combina e analisa um grande volume de dados para que os nossos clientes obtenham informações inovadoras, customizadas e práticas do negócio.

Por meio desses insights, é possível conectar-se com a sua audiência no momento certo e com conteúdo relevante.

Para saber mais, entre em contato com a Cinnecta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *