Inteligência de dados no centro da sua estratégia de clientes

A inteligência de dados no centro da sua estratégia de clientes

A compreensão os papeis da inteligência de dados dentro de uma empresa pode ser algo simples. No entanto, no contexto atual, são muitas as ferramentas, possibilidades e termos explorados na cultura data driven e na tomada de decisões baseadas em dados. 

A análise de comportamento e das tendências de mercado pode ser realizada de algumas formas diferentes. No entanto, a inteligência de dados se destaca nesse sentido por fornecer insights aprofundados sobre o comportamento do seu próprio cliente. Além de interesses e hábitos, é possível construir modelos preditivos de pricing, propensão à compra, prevenção de churn, score de crédito ou score de fraude. 

Portanto, o principal diferencial entre o modelo de inteligência de dados aplicado à Customer Intelligence é a possibilidade de ter insights clusterizados. Assim é possível personalizar com assertividade todos os seus pontos de contato com determinado cliente. 

Inteligência de Dados X Estudo de Mercado

Diferente de um estudo de mercado, as soluções focadas em Customer Intelligence fornecem insights dos seus clientes, ao invés de apenas fazerem uma média de todos os consumidores que existem em determinada região, classe social ou outros recortes demográficos possíveis. 

Serviços de inteligência de dados como o nosso ciaaS – customer intelligence as a Service – unem dados do cliente, bases exclusivas, tecnologia e análises de especialistas para enriquecer os dados dos seus clientes e fornecer insights para facilitar a sua tomada de decisão, ao apresentar os caminhos mais assertivos para a condução do seu negócio.

Utilizamos dados de pesquisas, como as realizadas pelo IBGE, por exemplo, para compor o perfil de um cliente e atribuir uma complexidade ainda maior às análises de dados e padrões de comportamentos anteriores deste consumidor. 

Além disso, para complementar os insights que fornecemos, nós fazemos estudos de mercado por meio da inteligência de dados. Nesses materiais, conseguimos avaliar padrões de comportamento de forma mais generalizada em determinado espaço-tempo, mas isso é um fragmento do que chamamos de Customer Intelligence.

Customer Intelligence X Power BI

O Power BI é uma ferramenta que permite a visualização e a consolidação de dados, além da criação de alguns modelos estatísticos.

O Customer Intelligence constrói um sistema customizado que consulta dados dos clientes e leva em conta os objetivos do negócio para definir as características do projeto a ser desenvolvido e as funcionalidades necessárias para, assim, elaborar uma modelagem robusta. Esse modelo se adequa a cada cliente e a cada tipo de problema a ser resolvido.    

Data Science Externo X Data Science in-house

Um time de data science consistente é uma característica de qualquer grande empresa que passa ou já passou pelo processo de transformação digital. No entanto, soluções externas, principalmente desenvolvidas por startups, podem complementar o trabalho dessa equipe e agregar valor aos seus dados, ao atuar de forma conjunta ao que já é realizado in-house. 

Um time de inteligência de dados externo, principalmente de Customer Intelligence, está treinado para resolver problemas focados no usuário e agregam expertise para executar os projetos com agilidade. Isso porque, muitas vezes, têm amplo conhecimento sobre o problema e já o enfrentaram ao desenvolver soluções para outras empresas da mesma vertical.  

Dessa forma, não é preciso escolher entre uma solução externa de inteligência de dados e um time de Ciência de Dados in-house. Em parceria, as duas frentes de trabalho podem chegar a ótimos resultados para a empresa  e possibilitar que as áreas de negócios tenham mais autonomia para solicitar soluções e tomar decisões baseadas em dados. 

Customer Intelligence as a Service

Nesse sentido, a Cinnecta existe para gerar valor na lacuna presente entre a quantidade de informações geradas diariamente e o que realmente te ajuda a compreender o comportamento do seu cliente e a promover experiências cada vez mais personalizadas, seguras e humanas.

Agilidade, expertise, aplicação adapatada ao seu modelo de negócio e conhecimento aprofundado do seu cliente são alguns dos diferenciais do nosso ciaaS – Customer Intelligence as a Service consiste em projetos customizados de inteligência de dados que entregam análises, recomendações de ações e previsões de cenários Ao transformar informações em estratégias, você precisa observar além dos dados.

Definir as fontes adequadas para gerar inteligência e insights aplicáveis é o que realmente vai diferenciar a sua empresa.

Dê o primeiro passo rumo à melhor aplicação da inteligência de dados de clientes aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *