Insights Black Friday

Do online para o omnichannel

A primeira edição de Black Friday no Brasil foi em 2011 e de lá para cá, essa que é uma das datas mais importantes para o comércio, tem se transformado bastante. Confira os insights da Black Friday 2019 que separamos para vocês:

Essa sexta-feira, que deixou de ser apenas uma data pontual se desdobrou durante todo o mês de novembro. Segundo a Ebit/Nilsen, o evento movimentou mais de R$32 bi em vendas online com alta de 23,6% em relação à 2018. Os dados em vendas de lojas físicas não foram publicados.

A Tendência do Multicanal

Mercado online e físico integrados. Em sua primeira versão, a data no Brasil teve sua participação exclusiva no ambiente online. Após 8 anos da sua estreia, além de ganhar relevância para o mercado, consumidores e economia, conseguimos observar uma evolução dos canais.

Pesquisas realizadas pela McKinsey já apontavam uma mudança de comportamento e pela primeira vez na história da Black Friday tropical, os brasileiros compraram tanto em lojas físicas como no mercado digital.

Realizamos estudos nos principais shoppings da cidade de São Paulo (SP), como Vila Olímpia, Morumbi, Iguatemi, Cidade Jardim e confirmamos a opção também por ambientes offline.

O gráfico abaixo retrata como se deu o comportamento do consumidor durante o mês de novembro nos shoppings centers:

Variação de visitas nos principais shoppings de São Paulo durante a Black Friday
Variação de visitas nos principais shoppings de São Paulo durante o mês da Black Friday

O horário da tarde/noite, ainda é o com maior fluxo:

Mês da Black Friday: variação de visitas em shoppings x horários
Mês da Black Friday: variação de fluxo de visitas dias x horários nos principais shoppings de São Paulo

O canal de preferência está diretamente relacionado à intenção de compra. A procura por vestuário na Black Friday superou, até mesmo, o interesse pelos eletrônicos.

E o digital: qual a motivação?

Quando falamos de informática, eletrodomésticos, smartphones, a conveniência na decisão de compra prevalece como critério. 

comparação de preços no mobile cresceu mais de 20% durante a Black Friday.

Nossas análises apontaram que a demanda por ferramentas de busca e comparação de preços no mobile cresceu mais de 20% durante a Black Friday. 

Além de pesquisas realizadas em sites tanto pelo mobile como no desktop, outro ponto de contato foram os aplicativos que se tornaram um importante canal de aproximação com o consumidor.  Outro comportamento identificado foi o crescimento da base mobile relacionada a serviços de viagens como hotéis, passagens aéreas, programas de fidelidade e locação de carros que apresentaram alterações significativas na data. Importantes players desse mercado tiveram um crescimento de base mobile superior a 5% nos segmentos de renda superiores

crescimento da base mobile relacionada a serviços de viagens como hotéis, passagens aéreas, programas de fidelidade e locação de carros durante a Black Friday
Crescimento de 5% da base mobile durante a Black Friday

E claro, a comodidade do delivery de comida não ficou de fora das promoções da sexta-feira mais esperada de novembro. Serviços o2o reforçaram como a praticidade ganhou espaço. Players relevantes nesse mercado chegaram a apresentar um crescimento da base mobile de até 4% em segmentos de alta renda.  

Para além da Black Friday

Pense omnichannel e planeje a complementaridade dos seus canais são alguns dos insights da Black Friday 2019. Para alcançar seu público-alvo nas plataformas corretas com uma experiência diferenciada em uma data tão movimentada, trabalhe a personalização e a comunicação assertiva durante todo o ano.

A Black Friday é uma data importante para fidelizar e fortalecer o relacionamento com os seus clientes. Entretanto, é crucial também entender o comportamento de sua audiência nos outros meses no ano para que esse evento de novembro seja ainda mais positivo no engajamento, resultados e nas vendas.

Já está na hora de se planejar para 2020! Comece conhecendo os seus clientes.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *