Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
imersão liderança: como o programa transformou os líderes cinnecta

Imersão liderança: como o programa transformou os líderes da Cinnecta

por Bianca Araújo, Business Partner na Cinnecta

Sabemos que as lideranças têm papel fundamental no dia a dia de uma organização. Os líderes ficam à frente do atingimento de metas do negócio, da criação de novas e inovadoras estratégias e da disseminação do conhecimento técnico. Além disso, também são responsáveis pela motivação, engajamento e desenvolvimento dos times. 

Quando falamos de pessoas, é preciso considerar a subjetividade e a complexidade inerente a todos nós. É preciso lembrar que não podemos buscar exatidão naquilo que é humano. Afinal, em cada um de nós existe um universo de possibilidades com características próprias, com formas de aprendizado e motivações que são, muitas vezes, completamente distintas entre si. E cabe à liderança a missão de potencializar o melhor de cada pessoa e guiá-la rumo ao crescimento e desenvolvimento contínuo. Para isso, é preciso o aprimoramento de soft skills valiosas como a inteligência emocional e a própria liderança – segundo o Fórum Econômico Mundial que listou as 15 habilidades em alta no Mercado até 2025. 

A Imersão Liderança

Foi pensando nisso que a Cinnecta, em parceria com a Amazing People Culture – consultoria de gestão de pessoas – criou um programa de desenvolvimento de líderes chamado “Imersão Liderança”. Um programa 100% personalizado e feito para os líderes da Cinnecta com base nos desafios e nas necessidades de cada um. O objetivo era colocar luz sobre os principais temas que são pertinentes ao dia a dia de um líder de forma a proporcionar insights, trocas e absorção de teorias sobre as melhores práticas, proporcionando assim desenvolvimento contínuo. Afinal, somos curiosos e temos paixão pelo aprendizado. 

O programa teve duração de 5 meses (iniciou em janeiro e finalizou em maio de 2022). Contou com a participação de 5 líderes de diversas áreas da Cinnecta e foi ministrado por três consultoras especialistas em todos os temas abordados.  Foram 6 workshops com duração de 3 horas cada que aconteciam quinzenalmente e 3 mentorias com duração de 1 hora era realizada após 2 workshops. 

O nome imersão reflete bem essa experiência que teve duração de cinco meses. De fato, foi um mergulho profundo nesse  universo cheio de desafios, incertezas, realizações e alegrias que chamamos de “liderança”. No início do programa as expectativas eram altas. Sabíamos que muito conhecimento e crescimento estava por vir. E crescimento não combina com “zona de conforto”. Foi preciso estar preparado para aprender novos conceitos, reaprender aquilo que não fazia sentido e absorver todos os ensinamentos trocados ao longo desses meses de desenvolvimento. Tanto os líderes,  quanto o RH e as facilitadoras sabiam que ao final do processo teríamos líderes transformados e com um novo olhar para a gestão de pessoas – e foi o que aconteceu. 

Os Workshops

Os workshops aconteceram quinzenalmente e os temas abordados foram: 

  • Pipeline de Liderança e o papel do líder na cultura da Cinnecta
  • Inteligência emocional – Impacto da IE na performance
  • Ritos de Gestão – Grandes decisões sobre pessoas
  • Liderança e Influência – Liderança nos diferentes tipos de perfis 
  • Comunicação Assertiva – Princípios da comunicação e comunicação não violenta
  • Gestão do Tempo – Utilização de tempo no pipeline de liderança

Assim como os temas, a ordem em que os workshops foram ministrados foi escolhida pelos líderes, levando em consideração as necessidades iminentes. 

A cada dois encontros aconteciam as mentorias, que tinham como principal objetivo refletir sobre como cada conhecimento adquirido foi colocado em prática. Nesse momento, entendemos o que dava certo e o que precisava de ajuste, quais eram os desafios que estavam pelo caminho e o que poderíamos fazer para ultrapassá-los. 

Cultura Cinnecta e Liderança

Por meio do programa foi possível fomentar comunicação transparente, sem barreiras e com atitude colaborativa, já que nos encontros os líderes tinham espaço para compartilhar conhecimentos, desafios, ideias e sugestões a fim de maximizar a performance e transpor as barreiras existentes. 

Precisaram ter foco para realizar as atividades propostas antes, durante e depois dos encontros. Nesse momento, foi possível “colocar a mão na massa” e paralelamente aos workshops, que eram mais teóricos, praticar o que era discutido para solidificar o conhecimento. 

Antes de liderarmos os outros, precisamos liderar a nós mesmos. Por isso, a autoliderança, pilar fundamental na cultura da Cinnecta, foi praticada exaustivamente. O autoconhecimento, a autodeterminação e a disciplina foram essenciais para discussões ricas, com questionamentos provocadores que proporcionaram a reflexão sobre temas relevantes. Foi possível “pensar fora da caixa” e se reinventar. 

Por sermos entusiasmados, arrojados e termos compromisso com a alta performance, buscamos as melhores práticas de mercado no que tange a gestão de pessoas. Nós  sabemos que líderes são responsáveis não só pela disseminação da cultura, mas também pelo desenvolvimento dos colaboradores, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal. 

Resultados da imersão

Ao final dos cinco meses, os líderes fizeram uma reflexão sobre essa jornada para de identificar momentos mais marcantes e principais desafios que ficam para o futuro. Afinal, o desenvolvimento é contínuo e não acaba nunca. “Transformador”, “Esclarecedor” e “Cativante” foram algumas das palavras que, segundo os participantes, definem bem essa Imersão. 

Além de absorverem as principais práticas de gestão de pessoas, acreditamos que o maior ganho dessa experiência tenha sido o fortalecimento da gestão humanizada, que coloca as pessoas em primeiro lugar. Que acredita no potencial humano como fonte de transformação e que entende que o sucesso de qualquer negócio depende das pessoas. E que sem elas, não estaríamos aqui. 

A experiência na Imersão Liderança

O cinnecter Otávio Miranda, que atua como líder no time de ciência de dados, compartilhou algumas das suas impressões sobre a trajetória na Imersão Liderança: 

“Há 7 meses iniciei a minha primeira experiência como líder na cinnecta, um momento de carreira completamente novo e desconhecido para mim. A partir de então me deparo com desafios novos a cada dia e uma rotina completamente diferente. E, nesse contexto, o programa de desenvolvimento de lideranças representou uma virada de chave no meu entendimento sobre o que é ser líder e sobre as áreas que eu preciso me desenvolver. A troca de conhecimento e experiência sem dúvidas irão me ajudar a cortar caminho e evitar erros que eu certamente cometeria sem o treinamento”.

Sou muito feliz e grato à cinnecta por ter essa oportunidade logo no início da carreira como líder!”

Conheça mais sobre a Cinnecta: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.