Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv

HUB de Data Insights: o que é, e qual a importância para as empresas

O volume de dados gerados diariamente é gigantesco. De acordo com o Instituto Gartner, são gerados aproximadamente 2,2 milhões de terabytes diariamente. Mas como fazer uma análise de dados assertiva, com essa grande quantidade de informação sendo gerada? Um dos caminhos pode ser a criação de um HUB de Data Insights. 

A grande maioria dos dados de uma corporação não estão mapeados e organizados, o que dificulta a análise e a compreensão. Neste sentido, o Data Insights é um sistema que organiza, classifica e contextualiza as informações para que elas possam ser pesquisadas de forma rápida.

Um cliente de um e-commerce, por exemplo, geralmente segue os seguintes passos até finalizar sua compra:

  • Visita o e-commerce;
  • Pesquisa o produto;
  • Se cadastra no e-commerce;
  • Compra o produto;
  • Recebe o que comprou;
  • Avalia o produto.

A cada etapa que ele cumpre são gerados vários dados que, em sua grande maioria, ficam perdidos. Nesse caso, cabe ao Data Insights catalogar, coletar e organizar tudo, a fim de gerar uma inteligência. Em outras palavras, o HUB de Data Insights seria o eixo condutor dessa teia de informações, com o objetivo de possibilitar o cruzamento de dados e análises mais complexas e assertivas. 

Com os dados coletados pela empresa, organizados e classificados, é possível fazer uma melhor segmentação da sua audiência, definir padrões de comportamentos, entender o momento de cada cliente e várias outras possibilidades.

O que é um HUB de Data Insights

Um HUB de data insights é uma base de dados que contém todas as informações relacionadas a uma determinada empresa. Ou seja, nele é possível extrair aprendizados a partir de testes realizados com base nos dados contidos neste ambiente. 

Neste sentido, é interessante pensar em um “laboratório de testes controlados”, que realizará ações pontuais, como também constantes, a fim de validar a hipótese levantada a partir da análise de dados. 

Por exemplo, uma empresa de SaaS, que negocia Software como serviço, identifica que os seus clientes têm deixado de usar uma determinada funcionalidade do seu sistema, e que isso pode significar cancelamentos em algum momento da jornada.

A hipótese é que essas funcionalidades estão desatualizadas e deixaram de ser relevantes para o negócio. Sendo assim, é possível implementar uma atualização, aplicar em alguns clientes por um determinado período e verificar se eles voltaram a fazer uso da feature.

Qual a importância do HUB de Data Insights para as empresas?

O dado sozinho não significa nada. É necessário, portanto, produzir conhecimento a partir dele, também chamado de informação. Na era em que vivemos, gerar informação é bastante valioso, principalmente para as empresas que podem definir estratégias e formas de atuação de forma mais assertiva.

Esses insights permitem, por exemplo, que a sua empresa consiga saber exatamente o que fazer para fidelizar o cliente, ou então fazer com que ele compre mais os seus produtos ou serviços.

O importante, em todo processo, é testar rápido uma hipótese e aprender continuamente com os erros e acertos. Nesse sentido, criar um hub de testes auxilia o negócio a aprimorar processos de tomada de decisão com base em dados, testar e validar hipóteses para a melhoria de produtos e serviços. 

Com isso, é possível determinar, de forma estratégica, onde concentrar tempo e investimento, com o objetivo de resolver possíveis problemas e fomentar o crescimento contínuo e sustentável de uma organização.

Laboratório de teste rápidos

Testar, analisar e aprender com agilidade é uma prática bastante conhecida no ramo de tecnologia. Por isso, ter um laboratório de testes é fundamental para a evolução da sua empresa. A partir da lógica de teste-erro-aprendizado é possível: 

  • Identificar melhorias e crescimentos;
  • Implementar ações de melhoria e correção de problemas;
  • Executar diversos testes simultâneos para evolução dos processos internos;
  • Ampliar o nível de conhecimento da base de clientes e melhorar a curva de aprendizado. 

Este último, pode-se considerar o mais importante benefício de um hub de data insights. Isso porque, conhecer a base de clientes e entender o seu comportamento vai te ajudar a fazer com que eles criem uma relação maior com a sua marca e ainda contribuam para o aumento de vendas e receita.

Mercados mais beneficiados com o HUB de Data Insights

O uso de dados é benéfico para qualquer empresa, contudo, alguns mercados aproveitam mais o uso da tecnologia de Data Insights. Isso porque, estes setores têm aplicado a ciência de análise de dados com outras técnicas e conseguido achar soluções interessantes para os seus respectivos clientes. Vamos a eles.

Varejo

Outro setor com grande utilização de dados é o varejo, que faz uso do HUB de Data Insights para traçar o perfil do consumidor e se antecipar às suas necessidades, tendo em vista que o Big Data — conhecimento que gera informação a partir de dados —, oferece a possibilidade de prever o comportamentos dos clientes e mapear o que é mais atrativo para cada tipo de perfil.

Financeiro

Utilizar os modelos preditivos com base em dados não é novidade para setor financeiro, pois eles já utilizam há algum tempo para prever situações do mercado. Contudo, não só para eventos financeiros, mas também para traçar o perfil das pessoas que pretendem contratar crédito, com sugestões de taxas de juros mais compatíveis em cada situação.

Bancos e financeiras utilizam os dados também para a detecção de fraude, com a identificação, por exemplo, se uma compra foi feita por um cliente ou por terceiros. Além disso, as inovações na análise de créditos, também são implementadas com base em cruzamento de dados sobre o comportamento do consumidor e sua relação com outras instituições.

E-commerce

Esse é o mercado mais recente na utilização de Data Insights e análise de dados. A venda online cresceu de forma muito rápida nos últimos anos e se potencializou ainda mais durante a pandemia. Com tamanho crescimento, surgiu a necessidade de criar alternativas para potencializar o lucro.

Neste sentido, o Big Data, trouxe a possibilidade de conhecer a fundo os clientes que compram online, definir perfis e segmentar conteúdos e ofertas que busquem fidelizar o cliente ideal. Assim, as lojas virtuais conseguem criar parâmetros de precificação, melhores ofertas e estratégias de rentabilização e fidelização.

Marketing Digital

O marketing tradicional sempre foi pautado em dados. Afinal, sempre procurou-se trabalhar com público alvo e nichos de mercado. Com a chegada do digital, as campanhas de marketing ficaram muito mais ricas, pois, por meio dos dados  é possível conhecer o público a fundo e entender seus hábitos e interesses. 

Com isso, as campanhas conseguem atrair cada vez mais a persona ideal, com chances de expandir as taxas de conversão e fidelização, bem como a diminuição de custos e o aumento do ROI.

Testar e aprender continuamente

Quem decide trabalhar norteado por dados sabe que uma hipótese só é confirmada com teste. As técnicas de micro segmentação de consumidores, Data Insights, Análise Preditiva e várias outras te ajudam a entender bem os caminhos e estratégias a seguir. Contudo, só o teste trará a resposta concreta.

Por isso, o importante é analisar os dados, criar uma hipótese, testar e aprender com os resultados. Esse ciclo virtuoso é o que vai trazer os grandes resultados para o seu negócio.

Ainda em dúvidas sobre como aplicar uma estratégia baseada em dados? A Cinnecta é especialista em HUB de Data Insights. Nossas soluções ajudam a entender o verdadeiro potencial de sua base para que possa planejar estratégias de forma preditiva e assertiva, a partir do perfil e momento de cada consumidor. Quer potencializar os seus resultados por meio dos dados? Conheças as nossas soluções.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.