Como otimizar os anúncios do Google Ads

Inteligência de dados aplicada ao Marketing Digital: como otimizar os seus anúncios no Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta que consegue interligar possíveis compradores de um produto ou serviço aos anunciantes em tempo hábil. Uma das formas de se conseguir isso são as pesquisas por meio da sua plataforma de busca.

Para decidir quais anúncios ocuparão uma vaga no espaço publicitário, é organizado um leilão entre empresas que desejam exibir anúncios. Nesse leilão, diferentes fatores podem contribuir para o ranqueamento dos anúncios. Por isso, é importante saber escolher bem as características da campanha e ter uma boa estratégia de lances.

Ter um serviço de leilão inteligente significa ter mais tempo para se concentrar em outros aspectos publicitários e com a certeza de que a alocação de recursos será feita da melhor forma possível.

Confira abaixo como você pode utilizar a inteligência de dados ao definir os melhores parâmetros para a sua estratégia de anúncios no Google Ads.

Como funciona o Google Ads?

O Google é uma gigante multinacional que oferece variados tipos de serviços e produtos, desde o famoso buscador até dispositivos como smartphones e smart glasses. Em 2019, a empresa chegou a ter uma receita de 162 bilhões de dólares e a maior parte desse valor veio do Google Ads.

O sucesso do Google Ads se deve à possibilidade de interligar possíveis compradores de um produto ou serviço à anunciantes destes em tempo hábil. Consegue-se isso através das pesquisas por meio do buscador, além de outras formas. Quando uma pessoa faz uma busca, um serviço de inteligência artificial analisa o perfil dessa pessoa e decide se, para este perfil, será apresentada publicidade paga.

Para decidir quais anúncios ocuparão uma vaga no espaço publicitário, é organizado um leilão no qual diferentes anunciantes participam. Para definir a ordem de exibição dos anúncios, são consideradas métricas como: o lance (índice) que cada anunciante oferece para aparecer no espaço publicitário, a relevância (impacto) do anúncio para a pesquisa e a qualidade do anúncio. 

Estratégias para leilão no Google Ads

O Google Ads oferece, como parte de seu serviço, algumas estratégias baseadas em maximizar cliques, impressões, conversões ou visualizações e a escolha de uma estratégia deve se basear nos objetivos da campanha publicitária. Abaixo listamos algumas estratégias pré-definidas no algoritmo do Google Ads.

Gerar tráfego no site

Uma estratégia de lances baseada em custo por clique pode ser a melhor alternativa, se o objetivo da campanha é gerar tráfego para o site. Com essa estratégia, o custo total da campanha se define pelo número de cliques e o anunciante define qual será o custo por clique (CPC).

Aumentar o reconhecimento da marca

Se o objetivo da campanha é o reconhecimento da marca, uma estratégia baseada em impressões pode ser a melhor alternativa. Com base nessa estratégia, define-se o custo total da campanha pelo custo por impressões visíveis (CPM), geralmente usada em anúncios exibidos no YouTube e na rede de Display do Google.

Otimizar o número de conversões

Se o objetivo da campanha for otimizar o número de conversões, a Google Ads recomenda estratégias baseadas em lances inteligentes como o custo por aquisição (CPA), retorno do investimento em publicidade (ROAS) e custo por clique otimizado (ECPC), esses lances inteligentes utilizam de aprendizado de máquina para otimizar as conversões ou o calor delas em cada um dos leilões.

Leilão Inteligente

E como saber qual o melhor valor de lance, dentro de uma estratégia, que esteja alinhado aos objetivos da campanha? Uma das formas indicadas é a partir da inteligência de dados.

Dados podem surgir de todos os lugares e não somente do Google Ads. Por isso, uma integração e a análise adequada desses dados tornam o serviço mais personalizado e alinhado com determinado tipo de negócio. Utilizam-se esses dados como insumo para a previsão do valor de lance mais estratégico, através do uso de algoritmos de Machine Learning. 

Para exemplificar, vamos pensar em uma campanha que tem o objetivo de gerar mais conversões, tenha uma estratégia de lances baseada no CPA e um retorno sobre o investimento (ROI) desejável de 200%. Nesse cenário, a previsão do melhor valor de lance para CPA deverá ser aquele respeite a restrição de ROI de 200%, uma vez que esse é um critério da campanha. 

É importante lembrar que também podem existir fatores externos que estão fora do alcance do Google, como a informação sobre quantidade de um determinado produto em estoque e tudo isso deve ser levado em consideração na modelagem.

Solução de Inteligência de Dados para o Leilão no Google Ads

Pensando nesse problema, a Cinnecta desenvolveu uma solução para otimizar os parâmetros de um leilão (como o CPA, por exemplo). Essa solução se propõe a encontrar os valores que maximizam o objetivo da campanha respeitando restrições de negócio, analisando os dados históricos de uma campanha (ou conjunto de campanhas), bem como os dados específicos da empresa, por meio da inteligência de dados. 

Faz-se isso para entender o comportamento da campanha ao longo do tempo e definir assim os melhores valores para o leilão.

Para isso, o serviço realiza a extração e preparação dos dados históricos da campanha e das métricas disponíveis no Google Ads, faz a modelagem desses dados, considerando fatores de negócio e de sazonalidade e realiza a previsão do valor de lance que otimiza os objetivos da campanha de maneira automatizada.

Por dispensar recursos manuais, esse tipo de serviço proporciona maior dinamicidade nas ações, entregando lances personalizados para cada cenário (dia da semana, estoque, concorrência). Além disso, o serviço também conta com a automação no controle das campanhas por meio de interação com a API do Google Ads. 

Dessa forma, é possível modificar o lance e adicionar restrições de localidade, de palavras de busca e de orçamento. Define-se as mesmas de forma estratégica, através do entendimento do comportamento da campanha, do histórico de conversões e do modelo de negócios.

Aposte em um lance inteligente e aumente a conversão dos seus anúncios no Google, entre em contato com os nossos especialistas aqui.

Texto por Clóvis Guerim.

Confira outros conteúdos sobre inteligência de dados:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *