Fraude e serviços: comportamento em mobile no carnaval

serviços e fraude em mobile no carnaval

Insights Cinnecta: Entenda as oscilações de fraude e serviços, em mobile, durante o maior feriado do ano.

Dos bloquinhos de rua ao sambódromo, o Carnaval movimenta o país e, consequentemente, os mercados. A festa demanda e impacta uma série de serviços, e alguns setores saem mais beneficiados que outros. Seja o próprio turismo, mercado de alimentação, mobilidade, pequenos comércios, ou até mesmo com a tranquilidade acompanhada de plataformas de streaming e uns dias para descansar, o fato é: as pessoas consomem. 

A partir desse cenário surgem algumas perguntas: quais são as preferências dos clientes nessa época do ano? Como os diferentes mercados são impactados pelo carnaval? O comportamento é semelhante em todos os setores? E a fraude, ela está presente ou não na folia?

Neste estudo responderemos essas questões e, além disso, vamos apresentar o comportamento de fraude durante o carnaval, nas esferas analisadas.

Impactos do carnaval em fraude e serviços

Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020, o carnaval brasileiro estimou movimentar cerca de R$ 8 bilhões de reais, superando os índices dos últimos cinco anos. Tal estudo aponta que segmentos como os de alimentação, hospedagem,  transporte rodoviário, aéreo e locação de veículos concentrariam quase 90% dessa renda. Vale ressaltar também que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais seriam os responsáveis pela maior parte dos reais arrecadados pela festividade. 

Embora o maior feriado do calendário nacional seja extremamente vantajoso para o turismo e áreas convergentes com o ramo, outras esferas não apresentam o mesmo crescimento. Nosso estudo comparou semanas comuns com os mesmos dias do período carnavalesco e obteve os seguintes resultados: 

Serviços financeiros e O2O no Carnaval

De fato, o mobile facilitou o acesso a uma série de atividades, e atualmente as transações mobile banking já superaram as realizadas via internet banking. Contudo, quando chega a época da folia, o número de acessos via mobile atrelados a finanças sofre uma redução de 25,5%, em relação aos dias que antecedem e sucedem a comemoração. Ou seja, a preocupação com as contas e transações só retornam após a quarta-feira de cinzas. 

Outro setor caracterizado por uma baixa foi o de O2O em varejo, para serviços que não estão ligados ao turismo, como os citados acima. Observamos uma queda de 29,5% de uso dessas ofertas durante o feriado prolongado.

serviços-em-mobile-no-carnaval

Tudo indica que até o brasileiro que não gosta de carnaval muda seus hábitos por conta dessa data. 

Fraude e o Carnaval 

Em contrapartida, os índices de fraude se comportaram de outra maneira – é importante destacar aqui que existem diversos tipos de eventos fraudulentos em mobile, mas vamos nos ater à fraude de identidade

Durante a data analisada, percebemos que o período que é de celebração e descanso para uns, é para outros uma oportunidade para agir de má fé. Em nossos estudos identificamos que apesar da redução de acesso à mobile banking e O2O em varejo, o percentual de fraude se manteve estável. Ou seja, enquanto os times folia e sossego aproveitavam o feriado os fraudadores seguiam ativos. 

A fraude  é responsável por gerar prejuízos de até R$ 1,8 bilhões conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e por isso merece atenção independente da  época do ano.

Em suma, são indiscutíveis os impactos do carnaval em fraude e serviços, e ele nos traz uma grande lição: é imprescindível conhecer efetivamente o comportamento de seus clientes e mercado.

Esses insights e dados te ajudarão a definir estratégias mais efetivas para agir com assertivamente e segurança. Ter uma estrutura e soluções que forneçam informações relevantes e que mitiguem fraudes, permitirá tirar o máximo de proveito dessa época, com segurança.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x