Fraude de identidade: o que é e como ela afeta seu negócio

O avanço tecnológico trouxe uma série de comodidades, e o acesso à resolução de problemas via dispositivos móveis é, sem dúvidas, uma delas.  Com o mobile é possível comprar, pagar contas, realizar transações, entre muitas outras atividades. 

Embora as facilidades sejam numerosas, há também os problemas ligados ao uso deste dispositivo e é nesse ponto que fraude de identidade ganha destaque. 

Neste blog post abordaremos:

  • O que é e como ocorre a fraude de identidade?
  • Quais são as consequências desse tipo de fraude? 
  • Como o comportamento do consumidor ajuda a identificar fraudes? 

O que é e como ocorre a fraude de identidade?

A fraude de identidade consiste no roubo e uso de informações como RG, CPF, contas bancárias e cartões de crédito para realizar ações em nome do titular desses dados. 

Essa violação avança na mesma medida que progridem as inovações tecnológicas trazidas pelo mobile. Isso ocorre porque temos nas ruas mais dispositivos, mais acesso aos dados e, consequentemente, mais pontos de contato para a realização de processos fraudulentos. Dentre os mais frequentes temos a abertura de contas, a solicitação de cartões e  o financiamentos de produtos. 

Fraude sintética

Há também um outro tipo de delito tido como fraude de identidade, mas que se manifesta de maneira distinta: a fraude sintética. 

Ela vai além do roubo de dados, e é caracterizada pela criação de uma nova identidade a partir da combinação de informações verdadeiras e falsas. Tal tipo de fraude, não exige que todos os dados sejam reais, o que facilita, por exemplo, a fabricação de um personagem a partir de um CPF inativo. Assim, é possível criar contas, adquirir números de telefone e fazer compras sem que seja perceptível. 

A ausência de pessoas reais diminui as reivindicações e abre espaço para que os fraudadores se aproveitem do cenário para realizar esse e outros tipos de fraudes no mobile.

Quais as consequências desse tipo de fraude?

Agora que você já sabe o que é a fraude de identidade e o modo que ela se manifesta, é importante saber as consequências e, principalmente, os prejuízos causados por ela. 

Conforme empresas de cartão de crédito o prejuízo foi de cerca de $800 milhões em 2017, e podem chegar a até $1,2 bilhão neste ano. Além dos déficits financeiros, há os danos na imagem da organização e o desgaste no relacionamento com os usuários, fatores responsáveis por comprometer significativamente o seu negócio.

É preciso estar atento e manter a segurança e a transparência – termos também exigidos na LGPD. Também é importante pensar em soluções personalizadas para cada negócio. Esse combo é um ótimo aliado na identificação e prevenção de fraudes. 

Como o comportamento do consumidor ajuda a identificar fraudes? 

Confiança, conveniência e personalização são três pilares fundamentais para reputação e fortalecimento de relacionamento em qualquer mercado. E, é a partir de um bom filtro de dados que você conhece o comportamento do seu cliente e desenvolve uma solução de fraude especializada. 

Como o machine learning te ajuda na identificação de fraudes?

Essa customização é viabilizada pelo uso do machine learning. O aprendizado de máquina permite criar padrões preditivos de fraude. Quanto mais familiarizado com as informações coletadas por sua empresa, melhor fica a identificação dos padrões de comportamento e a detecção de desvios que apontam para a fraude, ou seja, é uma ferramenta de otimização constante.  

Com os históricos de comportamento,  a identificação e detecção de desvios ficam cada vez mais apuradas.

Portanto, ter uma solução que previna e identifique as fraudes em tempo real, que conheça o comportamento de quem consome seu produto e que ofereça segurança e estabilidade para seus clientes é fundamental.

Sua empresa já está agindo para prevenir as fraudes de identidade? Os modelos de detecção são efetivos? Saiba mais sobre o nosso produto de fraude aqui

Gostou deste artigo? Se tiver alguma a dúvida ou observação nos conte na caixa de comentários abaixo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *