Fidelização

Desafios da fidelização e o importante papel dos dados nesse processo

Entendemos que a crise é desafiadora. E se antes era necessário conhecer os interesses de seus clientes, agora é preciso estar atento também às transformações de mercado, acompanhar as evoluções, alterações de hábitos e comportamento para melhores estratégias de fidelização. 

O mercado, principalmente no ambiente digital, oferece múltiplas oportunidades para o consumidor e, manter o cliente satisfeito, requer maior personalização, conhecimento e investimento. Dessa forma, estratégias de fidelização são necessárias.

Diante do contexto, as pessoas adotaram novos costumes, estabeleceram novas prioridades e ficaram mais digitais. Segundo a pesquisa do Compre&Confie, o comércio eletrônico cresceu 71% em 90 dias, após o início da pandemia. As compras aumentaram gradativamente, as pessoas adquiriram – ou intensificaram – o hábito de consumo por meio de plataformas digitais em suas rotinas  – 52% das pessoas migraram seus pedidos para sites e aplicativos, 70% pretendem manter essa nova prática após a pandemia.

Conhecer o seu cliente para fidelizá-lo

Entregar valor personalizado para o cliente gera feedbacks inspiradores e contribui para a valorização da marca perante o consumidor. Neste estágio, é essencialmente importante conhecê-los para que haja relação de confiança entre consumidor e marca.

Com a inteligência de dados fica acessível identificar acertos, erros e satisfação do cliente através do seu perfil – entender o seu comportamento é uma estratégia afiada de fidelização. 

Utilizar os dados para fidelizá-lo é o passo principal. Sabemos que ao conhecer melhor o seu cliente, o índice de satisfação com o seu produto ou serviço prestado aumenta em 30% e, segundo uma pesquisa realizada pelo BCG em parceria com o banco Morgan Stanley, o investimento em análises de dados pode gerar aumento de 5% na receita das organizações do setor financeiro.

Entender as dores dos  clientes, prioridades, o contexto, o seu momento de compra e o feedback das ações ou produtos, qualifica a efetividade dos seus esforços. Desse modo, avalie: seu cliente responde positivamente às suas práticas? As suas ações condizem com o perfil e o contexto do consumidor?

A partir da inteligência de dados, você possui insumos para criar ações personalizadas e convertê-las em resultados assertivos de fidelização para maior impacto nos resultados e menores investimentos em esforços que não geram efeitos. 

Para uma estratégia de fidelização mais afiada

O cliente espera uma comunicação mais customizada e uma experiência satisfatória. Para entregar valor, o know-how da empresa deve estar baseado nos hábitos do consumidor do momento da atração à compras, esse é o diferencial para fidelização – educar por meio de conteúdos personalizados, dispor de um atendimento transparente, qualidade no produto ou serviço prestado e também uma boa experiência e relacionamento.

Os dados são os insumos para análises mais assertivas na jornada do cliente – de acordo com o status de compras ou potenciais aquisições.

A Inteligência de Dados, grande aliada nessa jornada

A fidelização do cliente ocorre pelo relacionamento que este possui com a marca. Ao longo do texto elencamos alguns pontos de suma importância para que essa relação se consolide de maneira genuína e transparente. 

Uma estratégia baseada na fidelização e personalização é mais rentável para o seu negócio ao tornar suas ações mais assertivas para o seu público de interesse. Além disso, o feedback dos clientes mais frequentes são novos recursos para você mensurar o que está dando certo e o que não funciona. 

Nesse contexto, a inteligência de dados cria novas possibilidades ao ofertar insights relevantes para as suas ações. Por meio de padrões de comportamento, as análises de dados podem apontar, com clareza, os próximos passos a seguir. Oferta de benefícios, uma estratégia de pricing mais definida ou até mesmo programas de fidelidade interessantes para o seu negócio são algumas delas. 

Entenda o comportamento dos seus clientes e trace estratégias assertivas de interesse ao seu público. Conheça nossas soluções e descubra como os dados podem te ajudar nessa jornada! Entre em contato com o nosso time em cinnecta@cinnecta.com.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *