Digitalização dos brasileiros ao longo da pandemia. Texto e ilustração com pessoas usando notebooks.

Saiba quais estados passaram por maior digitalização durante a pandemia

O perfil digital dos brasileiros foi bastante influenciado pelo contexto da pandemia e isolamento social. A digitalização foi acelerada em diversos setores e os impactos desse processo no comportamento dos consumidores começaram a ser sentidos logo nos primeiros meses da nova realidade. 

Desde a chegada da pandemia no Brasil, os especialistas da Cinnecta acompanham essas mudanças e compartilham com o mercado os insights obtidos por meio da inteligência de dados. Em outubro de 2020, divulgamos nosso estudo que constatou o aumento de 122% na digitalização financeira da classe baixa brasileira na Forbes e na Finsiders.

Os especialistas da Cinnecta realizaram um estudo sobre o perfil digital dos brasileiros, confira abaixo as análises com recortes temporais, regionais e sociais. 

Digitalização dos brasileiros ao longo da pandemia

Desde a primeira comparação, o perfil digital no Brasil sofreu oscilações que o mantiveram em níveis acima do que havia sido registrado anteriormente. Fatores como o Auxílio Emergencial aceleraram a digitalização no primeiro momento da pandemia e, a partir de novembro, a criação do Pix pelo Banco Central influenciou a progressão desse crescimento. Dentro dos interesses que compõem o perfil digital, os que registraram maiores oscilações positivas no período foram pagamentos digitais e delivery, nesta ordem. 

Digitalização dos brasileiros - por estado
Conheça o estudo completo: Insights Cinnecta: 1 ano de pandemia no Brasil

Atualmente, três estados da região Norte figuram no Top 10 estados do Brasil com maior perfil digital. Isso é decorrente principalmente do crescimento do interesse da população desta região em pagamentos digitais na pandemia. Se olharmos para todo o período, observamos que todas as regiões oscilaram positivamente em perfil digital e pagamentos digitais. No entanto, o Norte se destacou em ambas as categorias, ao apresentar uma curva maior de crescimento, com +19,6%.

Digitalização dos brasileiros - por região
Pagamentos digitais - região Norte do Brasil

Quando olhamos para os dados que refletem a oscilação do perfil digital do Brasil na perspectiva por classe social, observamos que houve uma redução da disparidade, nesse sentido, entre os estratos mais altos e os mais baixos. Mesmo com a mudança, a classe alta ainda possui um perfil digital 40% mais alto que o da classe baixa, na análise de junho de 2021. 

Digitalização dos brasileiros - por classe social

É fato que o consumidor brasileiro está mais digitalizado e isso abre espaço para novos mercados, novos produtos e novas estratégias. No entanto, é preciso considerar as especificidades do seu setor e compreender com profundidade as demandas do público que deseja atingir. 

Inteligência de dados

Nesse sentido, a inteligência de dados pode ser uma excelente ferramenta. Com ela você consegue prever cenários, antecipar tendências e escolher tanto as melhores formas quanto os melhores momentos para agir e chamar a atenção da pessoa certa. 

Entenda como transformar cada pedaço de informação que você possui em insights valiosos para o seu trabalho. 

Entre em contato com o time de especialistas da Cinnecta aqui

Confira nossos outros estudos: 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *