mercado financeiro digital top5 municípios

Mercado Financeiro Digital | Conheça os municípios que mais cresceram em interesse em serviços financeiros digitais

Muitos são os impactos trazidos pela pandemia, e o dinamismo característico da atualidade é, agora, catalisado pela Covid-19.

Como consequência, temos uma série de mudanças de mercado, hábitos e comportamentos – principalmente, quando se trata de fatores econômicos. Isso porque o mercado financeiro digital é um dos que mais mudaram desde o início da crise, devido às adequações e à hiper-digitalização impulsionada pelo cenário. Diante disso, você sabe como seu cliente tem se adaptado?

Neste artigo você terá acesso as principais e mais atuais mudanças do mercado financeiro digital.

Como seu cliente tem se adaptado?

Sabemos que entender quais são as oscilações no comportamento do consumidor e como agir para responder com rapidez e assertividade às expectativas são algumas das maiores dores do momento. Compreendemos, também, que tais adaptações se dão de maneira distinta e que, por isso, devem contar com uma análise específica.

É preciso segmentar, bem como considerar geolocalização, classe, interesses, entre outros fatores inerentes ao seu mercado de atuação.

Ao estudar o mercado financeiro digital e após atualizar os dados, observamos que. conforme as análises comparativas realizadas entre fevereiro e junho e posteriormente entre fevereiro e agosto,  a busca por esses serviços cresceu no país de 13% para 22,2%. E mais, as classes baixa e média, que juntas, somavam 146% de aumento, agora tem a expressividade apenas da baixa (com renda de até 0,75 salários mínimos por pessoa – IBGE) com 122%.

mercado financeiro digital recorte para classe

Segmentação que destaca onde parte da população brasileira tem buscado alternativas para passar pelo período turbulento e que o setor deve estar preparado para atendê-las. 

Você atende as expectativas do seu público?

A crise e o aumento da demanda por serviços no digital mostram que é preciso estar atento os interesses dos clientes e às mudanças de mercado.  De acordo com a McKinsey, a maneira que as organizações usam as crises para gerar aprendizado, influenciarão profundamente o desempenho mercadológico perante ao novo normal. Ou seja, enxergar os clientes sob a ótica de suas necessidades é ainda mais imperativo em contextos como esse.

O momento reforça a primordialidade de otimizar recursos, aprimorar ferramentas, fornecer mais personalização e, consequentemente, equilibrar riscos e oportunidades. 

As mudanças trazidas pela Covid-19

Quando se trata do comportamento do consumidor, homogeneidade na construção das ações é um equívoco.

A variável região interferiu  e variou bastante em nossas análises.  A partir de uma análise segmentada, nosso time está monitorando as mudanças do setor desde o início da crise. Na comparação, entre fevereiro e junho, o Top 5 em aumento de interesse por serviços financeiros digitais era composto por Salvador, Fortaleza, Recife, Guarulhos e Belém. E, a predominância do nordeste também apareceu em relação às outras macrorregiões do Brasil, com crescimento em 16%.

mercado financeiro digital recorte por geolocalização

Contudo, no último mês tanto o Top5, quanto os índices de crescimento estaduais e municipais já apresentam novos resultados. As novas análises mostram que –  ao comparar fevereiro e agosto, de 2020 – o Nordeste ainda está na frente das demais regiões, desta vez com 27,4%. E o estado com maior representatividade foi o Ceará com 36,3%.

Além do aumento na projeção estadual, há a mudança de alguns dos municípios de maior expressividade. Eles são: Camaçari – BA (34,6%), Salvador – BA (30,3%), Fortaleza – CE (28,2%), Recife – PE (27%) e Rio de Janeiro – RJ (22,7%).

O diferencial de atuação está em saber onde há maior interesse no seu setor e como ele se manifesta de acordo com o perfil. É isso que vai fomentar insights e estratégias mais assertivas.

Mas como fazer isso?

Comportamento do consumidor e inteligência de dados

Entregar relevância pressupõe conhecimento: dos clientes, do mercado e do funcionamento da sua empresa. Isso porque momentos críticos aumentam a necessidade de prudência ao tomar decisões e também de visualizar as intersecções dadas pelo cenário.

O mercado mudou e o entendimento do comportamento do consumidor, a partir da inteligência de dados, e do consequente estudo desses hábitos, possibilita a oferta de personalização e valor aos clientes, bem como concede a capacidade de resiliência ao negócio.

Tal adaptabilidade, é fundamental para superação de crises, para se estabelecer em um mercado tão volátil e para saber onde, quando e como agir.

Por isso, a Cinnecta lançou recentemente uma solução que te oferece um panorama das transformações do seu mercado e que te permite identificar tendências urgentes. Além de compreender o comportamento com recorte em classe, interesses, renda, e geolocalização – de macro regiões a bairros, e de como ter maior assertividade e, consequentemente, fortalecer a conexão com seus clientes.

Descubra como os dados podem te ajudar! Entre em contato com o nosso time em cinnecta@cinnecta.com

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *