No marketing, os conteúdos e campanhas devem falar diretamente com sua persona, ou seja, precisamos criar o conteúdo que o potencial cliente quer consumir.
O conceito de persona, inclusive, foi criado para aprofundar o conhecimento sobre público-alvo e criar novas possibilidades de contato, ofertas e meios de atrair o cliente para as empresas. Mas, será que apenas as personas são suficientes? E depois de atrair e converter o cliente, como deve ser a comunicação?
As respostas para essas questões podem estar em outro conceito, a segmentação da base. Afinal, criar uma persona e segmentar a base não é a mesma coisa. Continue a leitura e entenda como conhecer a sua audiência e criar estratégias para fidelizar e rentabilizar o seu cliente.
Qual a diferença entre persona x segmentação de base?
A persona é a representação do seu cliente ideal. Nela definimos dados de comportamento e características demográficas dos seus clientes. A partir daí, é possível ter mais clareza na comunicação e nas estratégias em geral. Essa definição permite que as empresas otimizem seus resultados e acertem cada vez mais.
A segmentação de base é algo mais amplo, formado pelo agrupamento de personas com características similares que, provavelmente, exibirão comportamentos homogêneos ao tomar uma decisão de compra, consumo ou uso do serviço. Ela tem a finalidade de orientar a tomada de decisão nos planejamentos estratégicos de Marketing, Comunicação e Mídia.
Quais são as vantagens de definir ações para personas e segmentação da base?
Definir, conhecer e entender sua persona é de suma importância, pois te ajuda a mapear seu público com mais profundidade. Isso é fundamental para oferecer sempre todas as melhores soluções e produtos, adotando estratégias de marketing mais eficientes.
Este processo de criação traz uma visão mais clara e elucidada sobre como desenvolver ações assertivas para o seu público. Alguns benefícios que comprovam isso são:
- Definir o tom e a linguagem de seus conteúdos e ações de marketing;
- Desenhar estratégias de campanhas de marketing e CRM;
- Ter um direcionamento mais preciso.
Já na segmentação de base, você pode criar filtros para melhorar a experiência do cliente, ficando mais propícios a ativar um novo negócio.
A segmentação permite criar clusters, ou micro-clusters a partir da definição de estrutura de dados, colocando todas as informações observadas e identificadas mais parecidas em um grupo. Com isso, é possível identificar insights importantes, desde o entendimento da jornada do cliente sobre como ele compra e/ou consome seu produto e serviço, canais de preferência, possíveis motivadores e até identificar cenários ideais.
Outras vantagens de trabalhar com a segmentação da sua base, são:
- Ser mensurável: identificando potencial de compra e rentabilidade – LTV;
- Substancial: entendendo o quão rentável pode ser sua persona;
- Acessível: mostrando como poder ser alcançados;
- Acionável: indicando como atrair e gerar mais valor.
Como criar estratégias para uma comunicação mais efetiva?
Ao segmentar a sua base, você conseguirá acionar com mais facilidade os seus clientes e mensurar de forma mais eficaz os resultados da sua ação. Nesse sentido, é possível também criar uma jornada de pós-venda com o objetivo de medir a utilização do seu produto ou serviço, fidelizar seus clientes, ou encontrar gargalos e problemas que ainda não haviam sido mapeados.
No caso de cada persona, o processo de mensuração pode ser mais trabalhoso, porém, em ações que demandam um contato personalizado, elas são fundamentais. A partir dela é possível detalhar o perfil do cliente e definir a estratégia mais adequada para cada campanha e objetivo de negócio.
Essas definições também geram insights sobre as maneiras personalizadas de engajar os seus clientes e fazer com que eles fiquem mais tempo na sua empresa. Com isso, você aumenta o LTV (Lifetime Value), ou seja, a receita que cada cliente gera enquanto permanece na sua base de clientes.
Conheça a sua base
Conhecer o seu cliente é importante para saber direcionar as suas estratégias dentro da empresa. Por meio da criação das personas e segmentações, você consegue produzir informações sobre tendências de comportamento, preferências e necessidades do seu cliente. Com isso, é possível criar estratégias inteligentes e competitivas para fidelizar o seu cliente, além de ter em mãos o perfil ideal que você deve atrair em suas campanhas de marketing e CRM.
Tem dificuldade ou não sabe como definir e conhecer melhor suas personas e segmentar a sua base de clientes? A Cinnecta é especialista no entendimento do comportamento de clientes e tem como propósito facilitar a tomada de decisões por meio da inteligência de dados. Nossa plataforma além de mapear e segmentar sua base, ainda entrega outputs de recomendações de ações para cada cliente em potencial, ajudando sua empresa a impulsionar ainda mais seus resultados.
Tenha uma comunicação efetiva com os seus clientes. Conheça as nossas soluções.