Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv

Conheça a sua base: entenda como ter uma comunicação efetiva com os seus clientes

No marketing, os conteúdos e campanhas devem falar diretamente com sua persona, ou seja, precisamos criar o conteúdo que o potencial cliente quer consumir.

O conceito de persona, inclusive, foi criado para aprofundar o conhecimento sobre público-alvo e criar novas possibilidades de contato, ofertas e meios de atrair o cliente para as empresas. Mas, será que apenas as personas são suficientes? E depois de atrair e converter o cliente, como deve ser a comunicação?

As respostas para essas questões podem estar em outro conceito, a segmentação da base. Afinal, criar uma persona e segmentar a base não é a mesma coisa. Continue a leitura e entenda como conhecer a sua audiência e criar estratégias para fidelizar e rentabilizar o seu cliente.

Qual a diferença entre persona x segmentação de base? 

A persona é a representação do seu cliente ideal. Nela definimos dados de comportamento e características demográficas dos seus clientes. A partir daí, é possível ter mais clareza na comunicação e nas estratégias em geral. Essa definição permite que as empresas otimizem seus resultados e acertem cada vez mais.

A segmentação de base é algo mais amplo, formado pelo agrupamento de personas com características similares que, provavelmente, exibirão comportamentos homogêneos ao tomar uma decisão de compra, consumo ou uso do serviço. Ela tem a finalidade de orientar a tomada de decisão nos planejamentos estratégicos de Marketing, Comunicação e Mídia.

Quais são as vantagens de definir ações para personas e segmentação da base?

Definir, conhecer e entender sua persona é de suma importância, pois te ajuda a mapear seu público com mais profundidade. Isso é fundamental para oferecer sempre todas as melhores soluções e produtos, adotando estratégias de marketing mais eficientes. 

Este processo de criação traz uma visão mais clara e elucidada sobre como desenvolver ações assertivas para o seu público. Alguns benefícios que comprovam isso são:

  • Definir o tom e a linguagem de seus conteúdos e ações de marketing;
  • Desenhar estratégias de campanhas de marketing e CRM;
  • Ter um direcionamento mais preciso.

Já na segmentação de base, você pode criar filtros para melhorar a experiência do cliente, ficando mais propícios a ativar um novo negócio.

A segmentação permite criar clusters, ou micro-clusters a partir da definição de estrutura de dados, colocando todas as informações observadas e identificadas mais parecidas em um grupo. Com isso, é possível identificar insights importantes, desde o entendimento da jornada do cliente sobre como ele compra e/ou consome seu produto e serviço, canais de preferência, possíveis motivadores e até identificar cenários ideais.

Outras vantagens de trabalhar com a segmentação da sua base, são:

  • Ser mensurável: identificando potencial de compra e rentabilidade – LTV;
  • Substancial: entendendo o quão rentável pode ser sua persona;
  • Acessível: mostrando como poder ser alcançados;
  • Acionável: indicando como atrair e gerar mais valor.

Como criar estratégias para uma comunicação mais efetiva?

Ao segmentar a sua base, você conseguirá acionar com mais facilidade os seus clientes e mensurar de forma mais eficaz os resultados da sua ação. Nesse sentido, é possível também criar uma jornada de pós-venda com o objetivo de medir a utilização do seu produto ou serviço, fidelizar seus clientes, ou encontrar gargalos e problemas que ainda não haviam sido mapeados.

No caso de cada persona, o processo de mensuração pode ser mais trabalhoso, porém, em ações que demandam um contato personalizado, elas são fundamentais. A partir dela é possível detalhar o perfil do cliente e definir a estratégia mais adequada para cada campanha e objetivo de negócio.

Essas definições também geram insights sobre as maneiras personalizadas de engajar os seus clientes e fazer com que eles fiquem mais tempo na sua empresa. Com isso, você aumenta o LTV (Lifetime Value), ou seja, a receita que cada cliente gera enquanto permanece na sua base de clientes.

Conheça a sua base

Conhecer o seu cliente é importante para saber direcionar as suas estratégias dentro da empresa. Por meio da criação das personas e segmentações, você consegue produzir informações sobre tendências de comportamento, preferências e necessidades  do seu cliente. Com isso, é possível criar estratégias inteligentes e competitivas para fidelizar o seu cliente, além de ter em mãos o perfil ideal que você deve atrair em suas campanhas de marketing e CRM.

Tem dificuldade ou não sabe como definir e conhecer melhor suas personas e segmentar a sua base de clientes? A Cinnecta é especialista no entendimento do comportamento de clientes e tem como propósito facilitar a tomada de decisões por meio da inteligência de dados. Nossa plataforma além de mapear e segmentar sua base, ainda entrega outputs de recomendações de ações para cada cliente em potencial, ajudando sua empresa a impulsionar ainda mais seus resultados.

Tenha uma comunicação efetiva com os seus clientes. Conheça as nossas soluções.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.