Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
título do blogpost e um mockup de um computador com uma tela que exibe a página inicial do Cinnecta LTV

Plataforma cinnecta ltv: recomendação de ações para rentabilizar e reter os seus melhores clientes

O cinnecta ltv é uma plataforma que recomenda ações para que grandes empresas possam impulsionar a geração de valor de cada cliente ao longo do seu ciclo de vida. 

A plataforma pode ser utilizada para o direcionamento de ações de upsell, cross-sell, ativação e fidelização – de acordo com o potencial real de cada perfil.

O LTV – ou valor do tempo de vida, é uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela.

Nosso time de especialistas otimizou o cálculo do LTV, para que o indicador pudesse atuar de forma preditiva e prescritiva nas estratégias de marketing e relacionamento. 

Os algoritmos cinnecta fazem o cálculo do LTV Potencial, por meio de uma metodologia inovadora e única no Brasil, que alia diferentes fontes de dados, modelos avançados e expertise na análise de comportamento do cliente.

Converse com nossos especialistas sobre o cinnecta ltv.

O que é o LTV Potencial

O LTV Potencial é um indicador que identifica e antecipa a capacidade de cada cliente de gerar valor no futuro a partir de uma análise de dados históricos, comportamentais, demográficos e geolocalizados, realizada por meio de algoritmos preditivos sofisticados.

O LTV Potencial detecta oportunidades de crescimento do lifetime value do cliente e é utilizado para direcionar as ações de engajamento e campanhas promovidas pela empresa para aumentar esse LTV.

post com o gráfico que mostra o impacto do cinnecta ltv no potencial de valor gerado pelo cliente ao longo do seu ciclo de vida

De forma geral, para manter a saúde do negócio, as organizações acompanham o lifetime value que na nossa metodologia consideramos da seguinte forma:

  • O LTV Observado, que consiste em simplesmente contabilizar o valor do tempo de vida retroativamente. É o indicador que as empresas têm hoje, calculado apenas partir do histórico.
  • E o LTV Previsto, que consiste em olhar para o futuro do cliente e prever qual será o valor gerado por ele caso nenhuma ação para maximização do LTV seja executada. 

Como funciona o cinnecta ltv

Nós entendemos que podemos agregar diferentes informações ao histórico do cliente: dados demográficos, comportamentais e de geolocalização. 

Ao analisar uma grande base de clientes, nossos modelos algorítmicos fazem uma hipersegmentação em micro-clusters definidos pelo perfil e pelos padrões de comportamento.

O algoritmo Cinnecta analisa o histórico transacional e financeiro de cada cliente e o compara com perfis similares. Na análise, são agregados dados demográficos, de comportamento e de geolocalização para então sugerir o potencial de LTV de cada consumidor ou grupo de consumidores.

Solicite uma demo do cinnecta ltv.

Hipersegmentação em micro-clusters

Na hipersegmentação em micro-clusters, todos os fatores descritos acima são considerados, assim como o histórico dos clientes. A partir da identificação do perfil de cada indivíduo, são criados pequenos grupos, ou seja, micro-clusters, que reúnem clientes com características semelhantes

Ao entender o comportamento de cada micro-cluster, é possível observar as tendências daquele tipo de indivíduo ao longo do seu ciclo de vida como cliente. Isso é a base para o cálculo do LTV Potencial e para a identificação de oportunidades de ativação, rentabilização ou mesmo de riscos de churn, o que leva as empresas às melhores estratégias de fidelização e retenção

Aplicações do cinnecta LTV

cinnecta ltv e a identificação de oportunidades de rentabilização

Ao analisar e agrupar os perfis dos clientes, é possível identificar – de forma preditiva – quais são os consumidores com maior potencial de incremento no lifetime value. 

A partir disso, o passo seguinte é definir qual perfil é mais sensível a um produto, ou a um benefício, ou a um desconto, e antecipar quais são seus interesses e as possíveis opções de upsell e cross-sell que podem ser executadas para ele. 

Assim, observa-se as oportunidades de aumento de receita para os clientes que o algoritmo identificar com maior potencial de LTV e podemos recomendar ações estratégias de relacionamento com aquele cliente para gerar novos negócios com ele. 

Dessa forma, observa-se uma maior conversão em campanhas de upsell e cross sell e um aumento da receita.

cinnecta ltv e a identificação de riscos

O LTV Potencial e o churn são temas paralelos. Quando o LTV Potencial é calculado, identifica-se antecipadamente quando aquele cliente tem uma alta propensão ao churn

Se existe uma alta propensão ao churn, o tempo que o cliente vai ficar na empresa será menor e o LTV dele também, já que o lifetime value é uma função do ticket médio pelo tempo que o cliente permanece. 

Portanto, esses dois indicadores – LTV e Churn – estão correlacionados e ao olhar para eles se torna possível, de forma preditiva e estratégica, direcionar os esforços de retenção para os clientes que têm maior propensão a romper o relacionamento com a empresa.

Entenda mais sobre o cinnecta ltv.

Demonstração do cinnecta ltv

A plataforma atua de forma muito estratégica na tomada de decisões de negócio e impacta positivamente a experiência que o cliente tem com a sua marca. Assim, aumenta tanto o valor quanto a longevidade do ciclo de vida do consumidor. 

Você pode ter acesso a uma demonstração gratuita da nossa plataforma para ver na prática como o LTV preditivo e prescritivo pode gerar oportunidades de receita na sua empresa. 

Agende sua demonstração com os nossos especialistas e confira outros conteúdos sobre LTV:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.