Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
Ilustração com boneca azul e telas de ecommerce

Como ter sucesso nas campanhas de black friday usando a inteligência de dados

A black friday é um dos eventos anuais mais aguardados por empresas e consumidores, ocorrida tradicionalmente na quarta sexta-feira de novembro, a ocasião traz descontos imperdíveis e boas oportunidades de compra. 

Muitas pessoas costumam criar uma lista de compras e aguardar até a black friday, na esperança de que seus produtos desejados caiam de preço, já outras preferem ser surpreendidas pelas ofertas e aproveitar para realizar compras com o máximo de desconto. 

Seja da forma que for, as empresas devem preparar suas campanhas de black friday de forma estratégica, para atingir todos os públicos. 

Nessa ocasião, a inteligência de dados pode ser uma forte aliada, pois com uma segmentação assertiva da sua base de clientes, as chances das campanhas de black friday serem bem sucedidas aumentam por completo. 

Se você quer entender mais sobre esse assunto, continue sua leitura. Nesse texto abordaremos algumas curiosidades sobre a black friday, sobre o hábito de consumo dos brasileiros, entre outros temas:

  • Como surgiu a black friday?
  • Qual foi o impacto da black friday 2021 no mercado?
  • Hábitos de consumo do brasileiro e seus impactos na black friday
  • Como a inteligência de dados pode agregar nas campanhas de black friday

Boa leitura!

Como surgiu a black friday?

Algumas datas têm o poder de movimentar o comércio e alavancar vendas. Geralmente elas representam alguma comemoração, como é o caso do natal, dia dos namorados ou dia das crianças.

Porém, com a black friday isso é diferente, o evento não diz respeito a alguma data comemorativa em específico, é somente um dia em que as lojas costumam baixar seus preços e promover grandes descontos. 

Mas como essa tradição surgiu? Existem diversas versões sobre a origem da black friday. 

Uma delas conta que o termo “black friday”, em português “sexta-feira negra”, surgiu em setembro de 1869, quando dois especuladores da bolsa de ouro de Nova York, Jay Gould e Jim Fisk, armaram um plano para dominar o mercado do ouro, manipulando o preço das commodities para obter lucro. 

Essa ação obrigou o governo americano a intervir e começar a vender todo o estoque de ouro guardado. Até que em 24 de setembro de 1869, uma sexta-feira, o preço do ouro despencou,  batizando esse dia de black friday, uma expressão para representar um dia de grandes prejuízos aos investidores. 

Outra história sobre a origem da black friday, diz respeito ao trânsito causado na Filadélfia após o feriado de ação de graças. De acordo com relatos, os policiais ficavam furiosos pela quantidade de pessoas nas ruas, o que causava engarrafamento, confusão e congestionamento, e por essa razão, costumavam também chamar esse dia de Black Friday.

Seja qual for a história real, o que se pode afirmar é que a data está ligada ao feriado de ação de graças, uma tradição nos Estados Unidos, que representa um dia de agradecimento a todas as coisas boas que aconteceram durante o ano. 

O dia de ação de graças acontece sempre na quarta quinta-feira de novembro, e logo depois vem a black Friday. Um mês antes do natal, ocasião em que os consumidores iniciam suas compras de presentes natalinos, o que acabou se tornando uma data bastante propícia. 

Nos Estados Unidos, país onde surgiu a black friday, o evento tem uma forte movimentação nas lojas físicas do varejo e os lojistas aproveitam a ocasião para zerar o estoque. 

No Brasil isso já acontece de forma um pouco diferente, a black friday costuma movimentar bastante o mercado online, pois foi assim a primeira edição da black friday brasileira em 2010 com apenas 50 lojas online de varejo. 

Hoje em dia a black friday é estendida para todos os setores, que aproveitam a ocasião para lançar campanhas e oferecer descontos. 

Qual foi o impacto da black friday 2021 no mercado?

De acordo com estudo realizado pela NielsenIQ|Ebit, e divulgado na Exame, as vendas de  e-commerce no Brasil, somaram R$4,2 bilhões, durante a Black Friday de 2021, um crescimento nominal de 5% em relação a 2020. 

Após o grande sucesso nas vendas em 2021, é esperado que essa tendência continue em 2022 e seja ainda melhor graças ao alívio da pandemia, a reabertura dos grandes centros de compra, o fim das restrições de circulação, e principalmente pela melhoria nas logísticas de entrega e nas plataformas de comércio online. 

Quando é a black friday 2022?

Em 2022, a black friday acontecerá no dia 25 de novembro. E logo em seguida virá a Cyber Monday, que ocorre na segunda-feira, 28 de novembro, e representa um evento com grandes descontos também.

Hábitos de consumo do brasileiro e seus impactos na black friday

De acordo com o estudo “Campanhas sazonais e LTV Potencial”, da Cinnecta, em novembro de 2020 comparado a novembro de 2021, o interesse por e-commerce teve uma queda de 6% nas cinco regiões do país. Isso se deve principalmente ao fato da reabertura das lojas físicas e a volta dos brasileiros ao trabalho presencial. 

Entretanto, os consumidores estão ainda mais digitalizados se compararmos 2020 a 2021. 

Em outro estudo desenvolvido pela Cinnecta, “1 ano de pandemia“, o perfil dos brasileiros são comparados em dois períodos, sendo: fevereiro de 2020 x abril de 2020 e fevereiro de 2020 x janeiro de 2021.

Entre esses períodos temos que o perfil digital no Brasil cresceu 8% entre fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, representando 55,9% a proporção de usuários com perfil digital no Brasil. 

Isso mostra que o perfil de consumidores digitais continua crescendo mesmo após 1 ano de pandemia.  

Com esses dados chegamos a conclusão de que as empresas devem realizar esforços tanto para o público online quanto para o público das lojas físicas. 

Em campanhas de black friday, o varejo é um dos setores mais importantes pois é nesse setor que ocorre a maior movimentação. 

De acordo com o Report da Cinnecta, o consumidor do varejo costuma ser bastante sensível ao preço, por isso, aposta em pesquisas para entender onde encontrar a melhor oferta.

Além disso, é propenso a ter cartões de loja para obter descontos em suas compras, além de aderir a programas de fidelidade e benefícios.

Todos esses dados contribuem para que o mercado entenda melhor o perfil do consumidor interessado em lojas varejistas, mas a inteligência de dados pode ir muito além, entenda melhor no próximo tópico. 

Como a inteligência de dados pode impulsionar as campanhas de black friday

Ao observarmos o passado conseguimos ter uma ideia do que pode vir a funcionar no futuro, esse é o caminho que a maioria das empresas seguem para estruturar suas campanhas de black friday.

Mas com a inteligência de dados é possível entender de forma personalizada seus clientes por meio da segmentação.

Segmentação de clientes

Existem três tipos de segmentação que podem contar uma história sobre o seu consumidor. São elas:

  • Dados de localização: hábitos compreendidos por meio da geolocalização.
  • Dados demográficos: informações sobre classe social, região e faixa etária.
  • Dados de comportamento: preferências, interesses, perfil de consumo.

Com essas informações sua empresa pode segmentar clientes em clusters, e assim definir ações diferenciadas para cada grupo e realizar campanhas assertivas e direcionadas ao público certo em datas como a black friday. 

Se quiser saber mais sobre como utilizar a inteligência de dados para obter êxito em campanhas de black friday, leia na íntegra nosso novo material: Saiba como o marketing preditivo e o LTV Potencial podem impulsionar suas campanhas na Black Friday

Conheça a plataforma da Cinnecta e garanta a melhor solução em inteligência de dados

A Cinnecta é uma empresa especializada em inteligência de dados de clientes, com uma plataforma inovadora, capaz de calcular o LTV potencial dos clientes de uma empresa. 

Por meio da segmentação, nossa plataforma recomenda ações específicas para determinados clientes, aumentando assim o ticket médio e o tempo de relacionamento entre consumidor e empresa. 

Sem a Cinnecta sua empresa possui apenas dados sobre o LTV observado baseado no histórico transacional de cada cliente. 

Agora com a nossa plataforma sua empresa pode ter acesso ao LTV Potencial, métrica pioneira que utiliza diferentes fontes de dados, agregadas ao histórico do indivíduo e a uma segmentação assertiva, para gerar um novo número que tem como objetivo indicar oportunidades de maximizar o Lifetime Value de cada cliente.

Com a Cinnecta, suas campanhas de black friday serão destinadas às pessoas corretas. Agende uma conversa com um especialista e conheça detalhes sobre a plataforma Cinnecta LTV. 

Conclusão

O momento mais aguardado pelo comércio movimentou bilhões em 2021 e não será diferente em 2022.  

Mas para ter êxito em suas campanhas de black friday, observar somente o passado não é o único caminho, apostar na análise de dados por meio da segmentação fará com que suas campanhas sejam melhor direcionadas. 

Neste texto entendemos como a Black Friday surgiu, quais são os hábitos do consumidor do varejo brasileiro, e como a segmentação pode ser uma ferramenta poderosa. 

Se gostou desse texto aproveite para ler outros conteúdos no nosso Blog. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.