Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
imagem ilustrativa com título do texto "Business Intelligece: como os dados fundamentam as áreas de negócios?"

Business Intelligence: como os dados fundamentam as áreas de negócios?

Você já pensou em montar uma estratégia de BI (Business Intelligence) na sua empresa? Se você acredita que esse processo é apenas para grandes conglomerados como o Google ou a Amazon, é aí que você se engana. 

Dados circulam diariamente dentro das empresas, seja por meio das vendas, de ligações para fornecedores e clientes, pesquisa de mercado e qualquer outra ação que esteja atribuída ao dia a dia de trabalho.

O objetivo deste artigo, portanto, é mostrar o que são dados, os benefícios de trabalhar com eles em sua organização e como a inteligência competitiva pode impactar no seu negócio. Vamos lá!

O que são dados?

Dados são valores atribuídos a alguma coisa. Eles não precisam ser necessariamente números, podendo ser um conceito, uma letra, um adjetivo, ou uma palavra, desde que atribua valor a alguma coisa. Contudo, para as empresas o conceito mais relevante é o da cultura de dados, atrelado ao comportamento de tomada de decisões e realização de ações.

No mercado empresarial é essencial que líderes, ao realizarem uma análise, consigam se embasar em dados. Mas, além disso, é fato que o processo de tomada de decisão está distribuído em diversos setores das empresas e que para que ele funcione, os dados precisam estar disponíveis e fácil de acessar.

Como usar os dados em prol do negócio de acordo com a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados veio para regulamentar o uso dos dados, principalmente os  pessoais, por parte das empresas. Nesse sentido, o seu negócio precisa deixar claro quais são as informações que estão sendo coletadas e qual é a finalidade. Além disso, é imprescindível pedir a autorização do dono dos dados para a sua utilização.

Como trabalhar com dados anônimos?

Dados anônimos são aqueles que eram vinculados a alguém, mas, que passaram por etapas de tratamento e assim foram desvinculados daquela pessoa. Quando isso ocorre, entendemos que o dado foi anonimizado e, portanto, a LGPD não se aplica sobre ele.

Mas como fazer a anonimização do dado?

O processo de anonimização de um dado é feito de duas maneiras:

  • Randomização: na qual é feito uma deturpação da veracidade do dado, para inibir qualquer vínculo a uma determinada pessoa. A randomização pode ser feita por meio da aplicação de ruídos, em caso de áudio, ou descaracterização de imagem, por exemplo. 
  • Generalização: aqui fazemos uma generalização a fim de que não seja possível identificar de onde veio o dado. Ao tratar, por exemplo, do número de casos de roubo em um determinado bairro, falamos sobre a região em que ele se encontra.

Na sequência deste artigo vamos mostrar como o uso de dados pode ser importante para a sua empresa. 

Dados aplicados a geração de valor para o produto ou serviço

A partir do comportamento do usuário ao utilizar o seu produto ou serviço, é possível identificar melhorias que atendam às necessidades dos seus clientes.  Os dados gerados por uma simples pesquisa NPS, por exemplo, são capazes de apontar caminhos e te mostrar o que os clientes desejam.

Otimização dos processos

Não só nas melhorias para o cliente, mas, internamente, é possível otimizar processos a partir da análise de dados. Ao medir e avaliar métricas de produção, a sua empresa pode descobrir gargalos que podem ser melhorados. 

Gestão estratégica

Saindo do operacional, a gestão estratégica da sua empresa pode ser melhorada a partir da coleta de dados do seu setor de suporte, por exemplo. Qual é o maior acionamento que a sua equipe recebe? Existe algum padrão de reclamação?

Ao responder estas perguntas, você terá um apontamento sobre como melhorar o seu produto ou serviço, ou, até mesmo, fazer mudanças em um determinado setor. 

Transformando dados a partir da inteligência competitiva

Coletar um dado, analisar e o transformar em uma informação útil em relação aos seus concorrentes de mercado é o que chamamos de gerar inteligência competitiva.

Nesse sentido, analisar o que o seu concorrente está fazendo, onde ele está investindo, quais produtos está lançando, qual a linguagem está usando, é fundamental. A partir desta coleta e análise é possível perceber os gaps da sua organização para o mercado e promover decisões para superá-los. 

Impacto da inteligência competitiva em sua empresa

A inteligência competitiva impacta diretamente no plano de negócios da sua empresa. Imagine que ao estudar a sua base você descobriu que a taxa de churn aumentou 10% em três meses. 

Em outro momento, fez uma análise de mercado, e percebeu que o seu produto perdeu espaço, pois os seus concorrentes estão oferecendo outras tecnologias e funções que você ainda não disponibiliza.

Neste ponto, você percebe que precisa adaptar as suas estratégias, ou seja, precisa mudar o direcionamento do produto, para fazer frente às novidades do mercado.

Normalmente, utiliza-se este tipo de análise para prever ações, mudanças de direcionamentos por parte dos seus concorrentes e alterações de comportamento por parte do seu consumidor. 

Conclusão

Como vimos, os dados são fundamentais para a estratégia de qualquer empresa. Ser uma organização data-driven e que tenha alguma ferramenta de Business Intelligence é questão de sobrevivência no mercado. Mas, como criar uma inteligência competitiva em meio a tantas informações geradas diariamente?

A Cinnecta é especialista em inteligência de dados e análise de comportamento do cliente. Nossas soluções utilizam modelos algorítmicos avançados e agregam diferentes fontes de informações para fornecer uma visão completa do consumidor.

Atuamos, também, de forma preditiva, recomendando ações para maximizar o potencial de geração de valor dos seus clientes com uma plataforma chamada cinnecta ltv – focada em direcionar campanhas de segmentação, upsell, cross-sell, ativação, retenção e fidelização de forma mais assertiva para o cliente certo e no momento mais propício para a conversão. Conheça as nossas soluções!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email