Por que é importante calcular o LTV Potencial?
Conheça o nosso lançamento: cinnecta ltv
A hipersegmentação de clientes em micro-clusters por perfil e comportamento, título do texto e ilustração

A hipersegmentação de clientes em micro-clusters por perfil e comportamento

A hipersegmentação é um processo de entendimento do perfil do cliente a partir da análise de diferentes fontes de dados – históricos, demográficos, comportamentais e geolocalizados. 

Nesse processo, clientes que possuem comportamentos similares são agrupados e assim é possível conhecer os hábitos, as preferências e as necessidades do consumidor, assim como suas tendências para o futuro.

Clientes com históricos semelhantes possuem suas particularidades e não necessariamente serão enquadrados no mesmo perfil. 

Portanto, uma hipersegmentação em micro-clusters permite que você desenhe perfis assertivos, que de fato irão definir os clientes com oportunidades de upsell ou cross-sell, ou com alto potencial de geração de receita – o que direciona um investimento mais assertivo em ativação. 

Oportunidades a partir da hipersegmentação

Uma boa segmentação de clientes e um bom entendimento dos seus perfis de comportamento fazem parte do principal ponto de partida para definições de estratégias de marketing e de negócio. Qual a probabilidade de churn? Onde existem oportunidades de cross sell e up sell?

A hipersegmentação permite que você compreenda hábitos, locais visitados, perfil e torne a sua interação mais significativa e o seu relacionamento com seus clientes mais personalizado. Além disso, somada ao histórico de comportamento, a segmentação é uma excelente estratégia para fornecer previsibilidade e recomendações de ações futuras.

A hipersegmentação também possibilita tanto o entendimento quanto a predição do comportamento do cliente. Além disso, atua de forma prescritiva ao ser a base da recomendação de ações para aumento da geração de valor de cada cliente.

Diferentes fontes de dados para segmentação

Entender perfis que interagem de maneira diferente com seu produto ou serviço e integrar essas interações com os dados regionais, de renda e individuais do cliente para encontrar grupos que têm maior adesão a um determinado tipo de comunicação são etapas que fazem parte de uma boa estratégia de segmentação de clientes.

Segmentação por geolocalização

Atualmente, estão disponíveis – mediante consentimento – informações sobre deslocamento, localização em tempo real e comportamento geolocalizado. Este tipo de análise, integrada a outras fontes de dados, pode trazer ativos importantes para a segmentação completa e o entendimento aprofundado do comportamento do consumidor. 

Além disso, pode segmentar os perfis dos consumidores que se deslocam em determinado local e diferenciar as características dos públicos que o frequentam em diferentes horários ou dias da semana.   

Segmentação por demografia

Os fatores demográficos são alguns dos primeiros considerados para a segmentação de anúncios dentro de mecanismos como o Google Ads, por exemplo. No entanto, sozinhos, recortes como classe social, estado, região e faixa etária não conseguem compor todo o perfil de comportamento do cliente. 

Mesmo com históricos idênticos, dois clientes podem ter potenciais de compra diferentes e estão inseridos em contextos geográficos, climáticos e sociais distintos. Portanto, identificar estas particularidades auxilia a direcionar ações estratégicas e estabelecer relações mais conectadas com a realidade de cada usuário.  

Segmentação por comportamento

A segmentação por comportamento permite que você identifique interesses, preferências e hábitos dos usuários para prever ações e desenvolver estratégias que se comunicam com o perfil certo e no momento mais adequado para a conversão ou a fidelização do cliente.

Existem clientes propensos a adquirir diferentes produtos ou serviços que você oferece. Além disso, existem também clientes com graus distintos de digitalização ou com preferências diferentes em termos de percepção de preço e valor. 

Entender cada perfil é fundamental para definição das estratégias e campanhas de marketing.

Hipersegmentação em micro-clusters

Na hipersegmentação em micro-clusters, todos os fatores descritos acima são considerados, assim como o histórico dos clientes. A partir da identificação do perfil de cada indivíduo, são criados pequenos grupos, ou seja, micro-clusters, que reúnem clientes com características semelhantes. 

Ao entender o comportamento de cada micro-cluster, é possível observar as tendências daquele tipo de indivíduo ao longo do seu ciclo de vida como cliente. Isso é a base para o cálculo do potencial de geração de valor e para a identificação de oportunidades de upsell e cross-sell ou mesmo de riscos de churn, o que te leva às melhores estratégias de fidelização. 

Hipersegmentação e LTV Potencial

O LTV Potencial é um indicador preditivo e prescritivo que identifica oportunidades para ampliar o valor do ciclo de vida do cliente por meio da inteligência de dados e da hipersegmentação. 

A hipersegmentação em micro-clusters é a base para o cálculo do LTV Potencial e para a recomendação de ações que irão maximizar a geração de valor de cada cliente. 

O LTV Observado consiste em simplesmente contabilizar o valor do tempo de vida retroativamente. É o indicador que as empresas têm hoje, calculado a partir do histórico.

O LTV Previsto, consiste em olhar para o futuro do cliente e prever qual será o valor gerado por ele caso nenhuma ação para maximização do LTV seja executada

O LTV Potencial, por sua vez, direciona as oportunidades para aumentar o LTV, a partir de estratégias de engajamento para que aquele cliente gere mais valor ao longo do tempo. Se essa estratégia for executada, o lifetime value dele será maior do que o previsto.

Tudo o que você precisa saber sobre o LTV Potencial

A metodologia de cálculo do LTV Potencial

O algoritmo Cinnecta analisa o histórico transacional e financeiro de cada cliente e o compara com perfis similares. Na análise, são agregados dados demográficos, de comportamento e de geolocalização para então sugerir o potencial de lifetime value de cada consumidor ou grupo de consumidores. 

A Cinnecta, na constante busca por entregar melhores resultados para os clientes, desenvolveu essa metodologia única e inovadora que contribui para a ativação e fidelização de clientes a partir de recomendações nas estratégias de precificação, upsell, cross-sell, fidelização e identificação de interesse em produtos e serviços.

Converse com um especialista sobre como aplicar a metodologia na sua empresa aqui e leia outros conteúdos que vão te ajudar a maximizar os seus resultados:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe aqui o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.